PÁROCO CONTESTADO
2003-03-30 11:21:57

A população de Perelhal, no concelho de Barcelos, vai manifestar-se hoje, junto à igreja da freguesia, contestando o pároco local, que não aprova o modo como são vividas as festividades da Senhora do Alívio, a padroeira da freguesia.

A população e a Comissão de Festas da Senhora do Alívio acusam o padre Manuel Ferreira de querer acabar com os foguetes no dia da festa e de querer dar por terminada uma antiga tradição que consiste na colocação de dinheiro no andor de Nossa Senhora, durante a procissão.

“Sempre fizemos a festa assim e não vamos modificá-la, só porque o padre cismou”, disse ao CM Lucinda Santos, de 65 anos, acrescentando que “a freguesia vai estar em peso em frente à Igreja”.

No ano passado, o pároco recusou-se mesmo a participar nas festividades, que decorreram no mês de Setembro e exigiu à comissão que retirasse o dinheiro do andor.

Desde então, os problemas de entre o pároco e os membros da comissão têm-se intensificado, de tal modo que o padre já chegou a ameaçar que, enquanto se mantiver esta comissão, não haverá festa da padroeira.

Em resposta, a comissão acusa o pároco de querer desviar os 10 mil euros da festa para a construção de um salão paroquial.

Em declarações ao CM, o padre Manuel Ferreira refutou todas as acusações de que é alvo e esclareceu que não concorda com a procissão “nos moldes em que é feita, com aquele fogo contínuo, que impede os cristãos de rezar” .

Acrescentou ainda que “o facto de o andor ter de baixar para as pessoas colocarem lá a sua nota, confere um sabor pagão a uma procissão religiosa, que pode continuar a existir sem esse tipo de ritual.”

Fonte CM