Católicos Jejuam para Apoiar Países Lusófonos e Obras Sociais
2003-03-30 11:08:15

Apoiar a construção das maternidades-escola em Díli e Baucau, em Timor-Leste, será o objectivo do dinheiro recolhido nas dioceses católicas de Angra do Heroísmo e Setúbal, durante a Quaresma.

Neste período que antecede a Páscoa os cristãos são convidados a abdicar de alguns gastos que considerem supérfluos (comida, por exemplo, ou algum divertimento), destinando depois o dinheiro poupado desse modo a determinados fins de apoio a quem mais necessita.

De acordo com um levantamento feito pela agência Ecclesia, alguns países lusófonos são os principais destinatários desta partilha quaresmal, assim chamada, embora este ano as várias dioceses portuguesas tenham fins muito diversos para este dinheiro.

Além dos casos de Angra e Setúbal, também Lamego destina parte desta verba para a formação de seminaristas timorenses. Outro país lusófono destinatário do dinheiro dos católicos portugueses é a Guiné-Bissau. A segunda diocese do país, Bafatá, será apoiada por parte do dinheiro recolhido em Aveiro e pela totalidade da verba de Lisboa. O bispo de Aveiro, D. António Marcelino, lembra que em Bafatá "falta tudo" e o patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, concretiza que a diocese não tem catedral nem instalações mínimas para os serviços diocesanos.

Para Malange (Angola) seguirá metade da partilha quaresmal de Vila Real e outro tanto de Bragança (neste caso, destinada em concreto à Casa do Gaiato, que apoia crianças desfavorecidas). Lamego dá a outra metade para apoiar o trabalho social de um padre da cidade que está a trabalhar em Angola.

Quatro emissoras católicas de rádio em Moçambique receberão o dinheiro recolhido em Coimbra, enquanto o Funchal destina a verba que será recolhida ao trabalho desenvolvido em vários países africanos por missionários originários da Madeira. Finalmente, a diocese de Itumbiara, que é liderada por um bispo originário de Braga, António Lino da Silva Dinis, será o destino do dinheiro da diocese minhota.

Outros destinos de carácter social são as famílias com crianças deficientes das dioceses de Aveiro e Leiria, as mães apoiadas pelo SOS Vida da diocese do Algarve, a comunidade terapêutica Horta Nova, que apoia toxicodependentes em recuperação, as crianças com fome no mundo (que serão apoiadas pelo dinheiro da diocese da Guarda, através do Conselho Pontifício Justiça e Paz, que tem verbas destinadas a esse fim) e também a Igreja Católica na Ucrânia (Évora).

Dentro de casa, ficará metade da verba de Bragança, para obras no seminário. Para apoiar o clero idoso, ficará retido parte das verbas recolhidas em Braga, Viana do castelo e Vila Real, bem como a totalidade do dinheiro do Porto. No Funchal, ainda haverá metade do dinheiro destinado a uma casa de encontros para leigos e grupos católicos e, na diocese militar, o destino da verba recolhida será a adaptação da casa onde ficarão os serviços centrais do ordinariato castrense.

Fonte Público