paroquias.org
 

Notícias






MORTE AO CRISTÃO?!: Identidade Cristã na Sociedade Actual
2003-03-26 21:50:06

A Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa do Centro Regional de Braga e a Cenáculo (Revista dos alunos da Faculdade) realizarão as XV Jornadas Teológicas de 26 a 29 de
Maio.
Enviamos em anexo o texto base das Jornadas.
Gratos pela atenção,

A Organização:
Samuel Vilas Boas
Ricardo Pereira


“Aquilo que é já existiu, e o que há-de ser já foi.
Deus vai à procura do que não se encontrou.”
(Eclesiastes 3, 15)

A cultura contemporânea tem assistido ao desenvolvimento de um fenómeno complexo denominado “New Age”. Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, afirmou que é uma “Idade Nova, mas com os erros de sempre.”
A mediatização proporciona sincretismos culturais que podem pôr em causa identidades sociais, políticas e religiosas. Desta forma, poder-se-á deturpar, ou mesmo anular os valores culturais, em vez de os potenciar. É importante que, na sociedade actual, o cristão contribua com a sua visão realmente cristã, quer dizer crítica e construtiva.

A “aldeia global” tende a tornar-se numa caótica “cidade global”. Torna-se quase impossível arriscar uma descrição da sociedade actual. O ritmo social é demasiado acelerado, a mudança é a palavra de ordem. Repetem-se as instabilidades económicas, sociais e políticas face aos acontecimentos globais e nacionais. A “cidade” é cada vez mais insegura. A globalização uma (ego)globalização.

Procura-se uma alternativa optimista e reaccionária à situação actual. A dimensão religiosa do homem apresenta-se, de certa forma como um “shopping”. A “New Age” (Idade do Aquário) seria o nome da empresa que explora o “centro comercial”. Uma oferta espiritual de um novo paradigma vivêncial, presente “na literatura, música, cinema, astrologia, terapias, seminários, esoterismo, actividades e eventos.” Cada pessoa procura “comprar” o melhor para o seu bem-estar. Sendo assim, quais são as consequências das novas tendências espirituais? Matarão a sede humana? Ou matarão a humanidade da sede?

Importa introduzir o cristianismo na equação deste pluralismo multifacetado. Será que existe uma consciência cristã da problemática exposta? Em que medida esta tendência de encarar a espiritualidade põe em causa a identidade cristã, ou até a supera? Quais os aspectos positivos da “New Age” e os desafios que coloca à teologia cristã? E, acima de tudo, quais são as propostas cristãs ao mundo de hoje?

João Paulo II afirma que, “como Jesus Cristo, o Portador da Água Viva, nós devemos insistir na dimensão espiritual da fé, na perene frescura da mensagem evangélica e na sua capacidade de transformar e renovar os que a aceitam.”

Daí que o Deus de Jesus Cristo procure revelar ao homem aquilo que ele não encontrou: Ele mesmo e a Sua Verdade.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia