paroquias.org
 

Notícias






Os segredos da recuperação do Papa
2003-03-19 22:36:31

Muito melhor de saúde nos últimos meses, João Paulo II está pronto para enfrentar novos desafios e viajar de novo.
Repouso e uma fisioterapia apropriada são os responsáveis pela visível melhora de saúde de João Paulo II nos últimos meses.


Segundo publicou , o jornal italiano “Corriere della Sera” no dia de ontem, 18 de Março, não se trata de nenhum medicamento milagroso nem de uma reformulação no tratamento químico para a doença de Parkinson de que padece o Papa.
A recuperação, visível e contínua segundo alguns assessores directos, vem sendo notada desde o segundo semestre do ano passado.
O último sinal ficou claro no fim de semana passado, quando João Paulo II reapareceu na Basílica de São Pedro depois de uma semana de retiro. O Papa surgiu com uma voz mais forte e gestos firmes, sem demonstrar nenhum cansaço.
Os religiosos que acompanham João Paulo II de perto têm certeza de que a opção pelo repouso foi a mais acertada depois de um período de longas viagens (Canadá, Guatemala, México e Polónia), além da adopção de uma fisioterapia adequada. Nem mesmo os comprimidos à base de papaia, fornecidas especialmente pelo especialista Luc Montagner, surtiram o mesmo efeito do descanso e da ginástica controlada. "O Papa não voltou a tomar esses comprimidos", confirmou ontem ao Corriere o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls.
A recuperação, que se tornou mais evidente desde Janeiro, fez com que João Paulo II confirmasse suas próximas viagens - à Espanha (3 e 4 de Maio), Croácia (5 a 8 de Junho), Bósnia (provavelmente dia 21 de Junho) e Eslovénia (em Setembro).

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia