paroquias.org
 

Notícias






Mensagem do Santo Padre aos jovens do mundo por ocasião da XVIII Jornada Mundial da Juventude 2003
2003-03-18 21:40:07

Mensagem do Santo Padre aos jovens do mundo por ocasião da XVIII Jornada Mundial da Juventude 2003 - 13 de Abril de 2003: “Eis a tua mãe!” (Jo 19,27)

Queridos jovens!
1. É para mim motivo de renovada alegria poder dirigir-vos novamente uma Mensagem especial, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, a fim de testemunhar o afecto que tenho por vós. Conservo na memória, como uma luminosa lembrança, as impressões em mim suscitadas durante os nossos encontros nas Jornadas Mundiais: os jovens e o Papa unidos, com um grande número de Bispos e sacerdotes, olham para Cristo, luz do mundo; invocam-no e anunciam-no a toda a família humana.Enquanto dou graças a Deus pelo testemunho de fé que destes recentemente em Toronto, renovo o convite que vos dirigi nas margens do lago Ontário… «A Igreja olha para vós cheia de confiança e espera que sejais o povo das bem-aventuranças» (Exhibition Place, 25 de Julho de 2002).

Para a XVIII Jornada Mundial da Juventude que celebrareis nas diversas dioceses do mundo, escolhi um tema relacionado com o Ano do Rosário: “Eis a tua Mãe” (Jo 19,27). Antes de morrer, Jesus entrega a João o seu bem mais precioso: Maria, sua Mãe. São as últimas palavras do Redentor que, por isso, se revestem de um carácter solene e constituem como que o seu testamento espiritual.
2. As palavras do Anjo Gabriel em Nazaré -- “Ave, cheia de graça” (Lc 1, 28) -- iluminam também a cena do Calvário. A Anunciação marca o ínício; a Cruz assinala o cumprimento. Na Anunciação, Maria dá, no seu ventre, a natureza humana ao Filho de Deus; junto à cruz, em João, acolhe no seu coração toda a humanidade. Mãe de Deus desde o primeiro instante da Encarnação, torna-se mãe dos homens nos derradeiros instantes da vida de seu filho Jesus. Ela, que está imune do pecado, “conhece” no Calvário o sofrimento do pecado, que seu Filho carrega sobre si para salvar a humanidade. Ao pé da Cruz onde está a morrer aquele que concebeu com o “sim” da Anunciação, Maria recebe dele uma espécie de “segunda anunciação”: «Mulher, eis o teu filho!» (Jo 19,26).
Na cruz, o Filho pode descansar o seu sofrimento no coração da Mãe. Todos os filhos que sofrem sentem esta necessidade. Também vós, queridos jovens, vos enfrentais com o sofrimento: a solidão, os fracassos e as desilusões da vossa vida pessoal; as dificuldades de adaptação ao mundo dos adultos e à vida profissional; a separação e o luto nas vossas famílias; a violência da guerra e a morte dos inocentes.Mas ficai a saber que nos momentos difíceis -- que não faltam na vida de todos -- não estais sós: tal como a João ao pé da cruz, Jesus entrega-vos também sua Mãe, para que vos conforte com ternura.

3. O Evangelho diz, depois, que «a partir daquela hora o discípulo a acolheu em sua casa» (Jo 19,27).Esta expressão, tão comentada desde o início da Igreja, não designa apenas o lugar em que João habitava. Mais que o aspecto material, evoca a dimensão espiritual deste acolhimento, da nova relação estabelecida entre Maria e João.Vós,queridos jovens, tendes mais ou menos a idade de João e o mesmo desejo de estar com Jesus. É Cristo quem, hoje, expressamente vos pede que leveis Maria para “vossa casa”, que a acolhais “entre os vossos bens” para aprender com ela -- que «guardava todas estas coisas e as meditava no seu coração» (Lc 2,19) -- a disposição interior para a escuta e a atitude de generosidade e de humildade que a distinguiram como primeira colaboradora de Deus na obra da salvação. É ela quem, mediante o seu ministério materno, vos educa e vos modela para que Cristo seja plenamente formado em vós (cfr Rosarium Virginis Mariae, 15).
4. Por isso, repito também hoje o lema do meu serviço episcopal e pontifício: «Totus tuus». Experimentei constantemente na minha vida a presença amorosa e eficaz da Mãe do Senhor; Maria acompanha-me diariamente no cumprimento da missão de Sucessor de Pedro.Maria é Mãe da divina graça, porque é Mãe do Autor da graça. Entregai-vos a ela com toda a confiança! Resplandecereis com a beleza de Cristo. Abertos ao sopro do Espírito, converter-vos-eis em apóstolos corajosos, capazes de espalhar à vossa volta o fogo da caridade e a luz da verdade. Na escola de Maria, descobrireis o compromisso concreto que Cristo espera de vós, aprendereis a reservar-lhe o primeiro lugar nas vossas vidas e a orientar para Ele os vossos pensamentos e as vossas acções.Queridos jovens, já o sabeis: o cristianismo é Cristo! É uma pessoa, é o Vivente! Encontrar Jesus, amá-lo e fazer amá-lo: eis a vocação cristã.Maria é-vos dada para vos ajudar a entrar numa relação mais autêntica, mais pessoal com Jesus. Com o seu exemplo, Maria ensina-vos a lançar um olhar amoroso para aquele que nos amou primeiro. Pela sua intercessão, Maria plasma em vós um coração de discípulos capazes de se pôrem à escuta do Filho, que revela o rosto autêntico do Pai e a verdadeira dignidade do homem. 5. No dia 16 de Outubro de 2002 proclamei o “Ano do Rosário” e convidei todos os filhos da Igreja a fazerem desta antiga oração mariana um exercício simples e profundo de contemplação do rosto de Cristo. Recitar o Rosário significa, de facto, apreender a contemplar Jesus com os olhos de sua mãe, amar Jesus com o coração de sua mãe.Hoje entrego-vos em espírito, também a vós, queridos jovens, o Rosário. Mediante a oração e a meditação dos Mistérios, Maria guia-vos com segurança até seu Filho.Não tenhais vergonha de rezar o Rosário sozinhos, enquanto vos dirigis para a escola, a universidade ou o trabalho, na rua e nos transportes públicos; habituai-vos a rezá-lo em conjunto, nos grupos, movimentos e associações; não duvideis propor a sua recitação em casa a vossos pais e irmãos, porque o Rosário renova e consolida os laços familiares. Esta oração ajudar-vos-á a serdes fortes na fé, constantes na caridade, alegres e perseverantes na esperança.

Com Maria, a escrava do Senhor, descobrireis a alegria e a fecundidade da vida oculta. Com ela, a discípula do Mestre, seguires Jesus pelos caminhos da Palestina, convertendo-vos em testemunhas da sua pregação e dos seus milagres. Com ela, Mãe dolorosa, acompanhareis Jesus na sua paixão e morte. Com ela, Virgem da esperança, acolhereis o anúncio gozoso da Páscoa e o dom inestimável do Espírito Santo.
6. Queridos jovens, só Jesus conhece o vosso coração, os vossos desejos mais profundos. Só Ele, que vos amou até à morte (Jo 13,1), é capaz de saciar as vossas aspirações. As suas palavras são palavras de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém, excepto Cristo, poderá dar-vos a verdadeira felicidade. Seguindo o exemplo de Maria, sabei dizer a Cristo o vosso “sim” incondicional. Não haja na vossa vida lugar para o egoísmo e a preguiça. Hoje, mais que nunca, é urgente que sejais “sentinelas do amanhã”, vigias que anunciam a luz da aurora e a nova primavera do Evangelho, que já começa a florescer. A humanidade tem necessidade imperiosa do testemunho de jovens livres e valentes, que se atrevam a caminhar contra a corrente e a proclamar com força e entusiasmo a sua fé em Deus, Senhor e Salvador.

Sabei também vós, queridos amigos, que esta missão não é fácil -- e que pode mesmo revelar-se impossível se contardes apenas com as vossas forças. Mas «o que é impossível para os homens, é possível para Deus» (Lc 18, 27; 1,37) Os verdadeiros discípulos de Cristo estão conscientes da sua própria debilidade. Por isso, põem toda a sua confiança na graça de Deus, que acolhem com um coração indiviso, convictos de quem sem Ele nada podem fazer (Jo 15, 5). O que os caracteriza e distingue dos outros homens não são os talentos ou as disposições naturais; é a sua firme determinação de seguir as pegadas de de Jesus. Sede seus imitadores, tal como eles o foram de Cristo! E «que Ele possa iluminar os olhos do vosso coração, para saberdes a que esperança fostes chamados; qual a riqueza da glória dada por Ele aos santos como herança, e qual a soberana grandeza do Seu poder para connosco, os crentes, segundo a eficácia da Sua força poderosa» (Ef 1, 18-19).

7. Queridos jovens, o próximo Encontro Mundial realiza-se, como sabeis, em 2005 na Alemanha, na cidade e diocese de Colónia. O caminho é ainda longo, mas os dois anos que nos separam desse encontro podem servir para uma intensa preparação. Ajudem-vos neste caminho os temas que escolhi:- 2004, XIX Jornada Mundial da Juventude: «Queremos ver Jesus» (Jo 12,21);- 2005, XX Jornada Mundial da Juventude: «Viemos adorá-Lo» (Mt 2,2).Entretanto, voltareis a reunir-vos nas vossas Igrejas locais para o Domingo de Ramos: vivei comprometidos, na oração, na escuta atenta e na partilha gozosa destas ocasiões de “formação permanente”, manifestando a vossa fé ardente e devota! Tal como os Reis Magos, sede também vós peregrinos animados do desejo de encontrar o Messias e adorá-Lo! Anunciai com valentia que Cristo, morto e ressuscitado, venceu o mal e a morte!Neste mundo ameaçado pela violência, pelo ódio e pela guerra, testemunhai que Ele e só Ele pode dar a verdadeira paz ao coração do homem, às famílias e aos povos da terra.Esforçai-vos por procurar e promover a paz, a justiça e a fraternidade. E não vos esqueçais da palavra do Evangelho: «Bem-aventurados os construtores da paz, porque serão chamados filhos de Deus» (Mt 5, 9).

Ao confiar-vos a Virgem Maria, Mãe de Cristo e da Igreja, acompanho-vos com uma especial Bênção Apostólica, sinal da minha confiança e confirmação do afecto que tenho por vós.

Vaticano, l 8 de Março de 2003
João Paulo II

Tradução: Pe. João Aguiar

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia