paroquias.org
 

Notícias






Encontro inter-religioso de oração em favor da paz mobiliza crentes de Lisboa
2003-03-14 22:11:26

As confissões religiosas da zona de Lisboa querem juntar a sua voz ao coro mundial de oposição a uma eventual guerra no Iraque, pedindo, através da oração, um entendimento que privilegie a via do diálogo.

O encontro inter-religioso terá lugar no próximo dia 16 de Março, pelas 16h00, no pavilhão n.º 4 da FIL, e é promovido pelas seguintes comunidades: Igreja Católica (Patriarcado de Lisboa), Igreja Lusitana, Igreja Evangélica, Igreja Metodista, Igreja Ortodoxa (búlgara, romena, grega), Igreja Presbiteriana, Comunidade Islâmica de Lisboa, Comunidade Ismaeli de Lisboa, Comunidade Bahai, Comunidade Hindu, Comunidade Israelita de Lisboa e União Budista Portuguesa.


A circunstância de se juntarem em num apelo à oração pela Paz tantas confissões religiosas distintas é apresentado pela organização do evento como «um facto novo e um sinal de esperança para o presente e para o futuro que julgamos importante sublinhar.»

Desde o primeiro momento diversas organizações católicas mostraram o seu apoio a uma iniciativa que revela a preocupação de traduzir em iniciativas locais uma preocupação global, de defesa da paz. Alfreda Fonseca, do movimento Metanoia, define este encontro de oração como «expressão concreta por todas as religiões de uma oposição à ameaça concreta à paz que representa um eventual ataque ao Iraque. Não estamos a tomar posições políticas, mas não podemos aceitar que um país decida, à margem da ONU, dominar outro país.»

O Arquitecto António Freitas Leal, do Centro de Reflexão Cristã, defende mesmo que «nenhum cristão pode assistir passivamente a uma opção pela guerra, que coloca a resolução dos conflitos internacionais ao nível dos astrolopitecos. Há uma degradação do que deve ser o comportamento do ser humano que lamentamos».
O desejo mundial de paz é colocado em relação estreita com um desejo pessoal de pacificação. Helena Neves, do Centro Universitário Católico do Patriarcado de Lisboa, lembra que «a causa da paz é uma grande causa. Não podemos pensar na construção de uma paz internacional que seja mais do que marasmo sem uma actuação de cada homem e mulher, capazes de construir uma cultura de paz, nos pequenos gestos quotidianos. Neste tecido de «não-paz» em que vivemos é que surgem os grandes conflitos.»

O perigo de um «choque de civilizações» como consequência da guerra no Iraque também foi lembrado nos discursos. Alfreda Fonseca afirma que «este encontro inter-religioso expressa uma unidade fundamental de todos os intervenientes na busca da paz. Tentamos entrar em diálogo com outras civilizações, culturas, outras fés, de forma a assegurara algo que nos parece essencial: a sobrevivência da humanidade como um todo».

Gonçalo Castro Fonseca, do Centro Universitário Pe. António Vieira (CUPAV), reforça a contribuição para a «harmonia e a paz» que este encontro oferece: «o nosso modo de contribuição específico, enquanto confissões religiosas, é a oração. Faz todo o sentido que seja feito em conjunto, exprimindo a comunhão entre todos e dando mais um passo no caminho do diálogo inter-religioso».

As soluções para a paz passam também pela defesa de um mundo mais justo e solidário: «tenho ido a muitos países do terceiro mundo onde há raiva e medo dos países ricos, o abismo existente entre eles provoca reacção, pelo que não poderemos pensar em paz sem uma maior justiça social e económica», conclui o Arquitecto Freitas Leal.

Programa

Agradecimentos – pelos Speakers Luísa França e Ashok Hansraj

Introdução – Proferida pela Anabela – Pastoral dos Ciganos

1 - Canto pelo CUPAV
- Igreja Católica – Padre Pieter Stiwell *
- Copic – Bispo Fernando Soares *

2- Canto pelo Coro Romeno
- Igreja Ortodoxa Romena– Padre Marius Pop *
- Igreja Ortodoxa – Eslavo – Padre Hilário / Padre Alexandre Benito *

3 - Canto pelo Coro Grego
- Comunidade Islâmica – Sheik Munir *
- Comunidade Ismaeli – Munir Amirali *

4 – Canto pelo Coro Budista
- Comunidade Bahai – Margarida Ganço *

- Comunidade Hindu - *

5 - Canto pelo Coro da Com. Hindu

- Comunidade Israelita - Rabino*
- União Budista – Paulo Borges *

6 – Canto pelo CUPAV

Texto final - Nafissa

7 – Canto de Despedida, Todos

* É acesa uma vela por todos os representantes, depois de lido o texto

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia