Professores de Moral Querem Disciplina no 1º Ciclo
2003-03-13 17:56:35

Os professores de Educação Moral e Religião Católica (EMRC) querem que a disciplina seja incluída no currículo do 1º ciclo.

reivindicação voltou a ser feita no início do encontro, que terminou ontem, em Fátima. Os participantes acusaram o Governo de ignorar a formação moral dos jovens, nomeadamente no caso do 1º ciclo, onde esta disciplina é extra-curricular, o que desmotiva a adesão dos alunos. De recordar que, embora EMRC seja considera uma área disciplinar como Língua Portuguesa, Matemática ou Meio Físico, é facultativa e leccionada fora das 25 horas semanais. Segundo a coordenadora do Secretariado Nacional de Educação Cristã da diocese de Santarém, irmã Maria Odete, existe uma "insatisfação geral" entre os docentes porque o Governo não tem aceite os sucessivos apelos da Igreja para negociar um novo modelo de ensino. Maria Odete lamenta esta situação, que conduz a um estado de "ensino amoral" onde a formação científica é a única a ser valorizada pelo Ministério da Educação.

Fonte Público