Compêndio do Catecismo da Igreja Católica em preparação
2003-03-10 22:14:21

Uma obra concisa, que apresente os conteúdos fundamentais da Fé, é assim que João Paulo II define o futuro “Compêndio do Catecismo da Igreja Católica”. A intenção é criar uma espécie de livro de bolso, um “vademecum”, em que as pessoas encontrem, rapidamente, o mais importante do panorama da Fé católica.

Numa carta dirigida ao Cardeal Joseph Ratzinger, João Paulo II dá o seu aval à constituição de uma comissão especial que prepare o Compêndio. A carta ao prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé data de 2 de Fevereiro, mas só foi tornada pública hoje, 7 de Março.
O Papa explica que, com o surgimento desta nova obra, o actual Catecismo da Igreja Católica “mantém intacta a sua importância, podendo ganhar com esta nova síntese um estímulo importante para ser mais aprofundado”.
Antes de ser aprovado, o Compêndio será sujeito à avaliação de todos os Cardeais e presidentes das Conferências Episcopais.

A HISTÓRIA DO COMPÊNDIO
Por ocasião do 10º aniversário do Catecismo da Igreja Católica teve lugar em Roma, de 8 a 11 de Outubro de 2002, um Congresso Catequístico Internacional onde muitos intervenientes apresentaram a proposta de elaborar uma síntese, um “Compêndio” do Catecismo.
A finalidade de tal texto, além das referidas na carta de João Paulo II, seria a de servir de “ponto de referência” para a elaboração de sínteses locais, segundo as exigências dos vários destinatários.
Esta proposta foi apresentada ao Papa o qual, na citada carta de 2 de Fevereiro, a aprovou, definindo imediatamente a constituição de uma comissão especial e de um comité de redacção, num trabalho da Congregação para a Doutrina da Fé e da Secretaria de Estado da Santa Sé.