Aumentam os sites das Congregações Religiosas
2001-01-30 21:06:02

O número das Congregações religiosas presentes na Internet e em geral cresceu a presença da Igreja na rede de língua inglesa.

A este fenômeno e às suas conseguência, a agência de informação católica «Zenit» dedicou um serviço semanal. De acordo com os últimos números de um estudo de "Pew Internet and American Life Project", foram listados na rede mais de 1.300 sites entre Congregações e grupos pertencentes à Igreja católica. Citando só os números relativos à realidade norte-americana, todo dia seriam mais de 2 milhões os norte-americanos que entram na rede em busca de informações religiosas e espirituais, utilizando sobretudo o correio eletrônico como instrumento de comunicação. As próprias Congregações sublinham que a troca de e-mails tornou mais rápidos e eficientes os contatos do centro com a periferia. Nas últimas semanas , o "Sydney Morning Herald", jornal australiano, dedicou uma longa pesquisa sobre a presença da religião e da Igreja católica na Internet. E entre outros aspectos sublinhou que muitas dioceses e Congregações, seja masculinas como femininas, utilizam a presença na rede para lançar a mensagem cristã, dar a conhecer suas atividades espirituais e sociais, convidar os jovens a fazer esperiências de espiritualidade e de vida em comum, para ter assim mais vocações. O artigo em particular aponta a diocese norte-americana de Des Moines, no Iowa, cujo bispo é dom Lei Charron, dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, que tem um site dedicado em parte às atividades diocesanas e outro à procura de novas vocações. "Internet - explica o bispo - é o lugar onde os jovens buscam informações e assim nós queremos estar presentes para dar uma resposta às suas preocupações".