paroquias.org
 

Notícias






Bush proíbe assistência financeira a programas que promovam aborto
2001-01-26 23:01:27

O novo Presidente norte-americano, George W. Bush, proibiu as organizações de planeamento familiar internacionais sedeadas fora dos Estados Unidos de receberem fundos norte-americanos se estes "executarem ou promoverem" abortos.

"É minha convicção que o dinheiro dos contribuintes não deve ser utilizado para pagar abortos ou defender e promover activamente os mesmos, quer aqui, quer no estrangeiro", afirmou Bush em comunicado, citado pela Reuters.
Esta decisão do Presidente norte-americano, que passou rapidamente das palavras - Bush assumiu publicamente a sua oposição à Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) - aos actos, repõe uma política criada pelo ex-Presidente Ronald Reagan em 1984 e anulada pelo seu antecessor, Bill Clinton, em 1993.
A decisão de Bush proíbe a assistência financeira norte-americana a programas no estrangeiro que encorajem a prática do aborto como controlo da natalidade. O Presidente deu conhecimento da medida ao administrador da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), encarregada nomeadamente de distribuir a ajuda norte-americana a organizações não-governamentais.
Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Washington contra o aborto, organizando uma "marcha pela vida" para marcar o 28º aniversário da legalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) pelo Supremo Tribunal.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia