paroquias.org
 

Notícias






Movimento católico promove encontro
2003-03-01 11:48:56

“Criar uma rede de pessoas que entendam e desejem a não-violência como horizonte de acção na sociedade” é o objectivo do Encontro que o Metanoia – Movimento Católico de Profissionais promove no Domingo, dia 9 de Março, em Lisboa, e para o qual convidou um conjunto de organizações cristãs e de outras religiões, bem como instituições universitárias, políticas e culturais.

A iniciativa surge na sequência da reflexão sobre a paz e a não-violência que o Metanoia tem desenvolvido nos últimos anos e que este movimento considera cada vez mais urgente, tendo em conta, nomeadamente, a actual situação internacional. O ponto de partida do Encontro é um texto intitulado “Proposta para uma cultura de não-violência”, que sintetiza o caminho percorrido por este grupo ao longo dos últimos anos e que pode ser consultado no sítio do movimento (www.metanoia-mcp.org) na directoria “Agenda”.

Admitindo a responsabilidade histórica das religiões na legitimação da guerra, o documento afirma a convicção de que “hoje é possível pensar a evolução das Humanidade fora dos quadros da violência” e que, à luz do Evangelho, “não faz sentido teorizar sobre a guerra justa”. No final, o texto do Metanoia propõe um conjunto de “passos no sentido de uma cultura da não-violência”, entre os quais a promoção da objecção de consciência, o reforço de laços com organizações que promovem a solidariedade e o desenvolvimento ou a denúncia das indústrias do armamento.

O encontro é aberto a todos aqueles para quem os princípios e a prática da não-violência constitui um desafio significativo e terá lugar no Domingo dia 9 de Março, no auditório da Universidade Autónoma de Lisboa (à R. De Santa Marta, 56), entre as 15h00 e as 18h00.

Agradecemos desde já toda a divulgação que possam fazer deste acontecimento, o qual teríamos todo o gosto pudessem cobrir do ponto de vista informativo.


Com os melhores cumprimentos,

Alfreda Ferreira da Fonseca
(Coordenadora Nacional)


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia