O Carnaval da Paróquia
2003-02-21 19:05:09

A Comissão organizadora dos cortejos de Carnaval da cidade de Aveiro tem a sua sede na Paróquia de Nossa Senhora da Glória-Sé. Uma combinação curiosa, que tem uma história com mais de 20 anos.

“Descobrimos que era preciso colocar as pessoas mais em contacto umas com as outras e, por causa disso, começamos a organizar as coisas por diversas zonas da paróquia. Entretanto esta festa assumiu uma tal dimensão que tivemos de ir até à rua, já faz uns anos, mobilizando largos milhares de pessoas”, explica o Pe. João Gonçalves, pároco da Sé.
O Carnaval já extravasou os limites da paróquia e envolve toda a cidade, sendo um dos acontecimentos que mais gente atrai a Aveiro. As gentes da paróquia não se sentem incomodadas por organizarem esta festa “pagã”.
“Há muita gente que olha com desconfiança, mas nós achamos que tendo algo de paganizado, o Carnaval pode ter outra dimensão e se nós conseguirmos organizar algo que possa ser visto por todos, transmitimos um valor importante”, defende o Pároco da Sé.
O Bispo de Aveiro, D. António Marcelino, conclui a visita pastoral esta paróquia no passado Domingo e incentivou a organização a não desanimar, revelou o Pe. João Gonçalves.