paroquias.org
 

Notícias






Concretizada a abertura dos Arquivos Vaticanos relativos ao regime de Hitler
2003-02-18 21:54:25

No passado dia 15 de Fevereiro foi colocada à disposição dos investigadores uma parte significativa dos chamados “fundos diplomáticos” dos Arquivos Vaticanos relativos às relações entre a Santa Sé e a Alemanha.

O acontecimento, que já tinha sido publicitado, torna possível consultar a correspondência entre as nunciaturas da Santa Sé em Munique e Berlim, que se encontram na secção das Relações com os Estados, da Secretaria de Estado do Vaticano, durante os anos do Pontificado de Pio XI (1922 a 1939).
Em declarações concedidas à Radio Vaticano o prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, Pe. Sergio Pagano, revelou não acreditar que estes documentos “possam trazer revelações surpreendentes.

COMPREENDER O PONTIFICADO DE PIO XII
O maior interesse destes documentos deriva do facto de Eugenio Pacelli, o Papa Pio XII, ter sido núncio apostólico na Alemanha e. posteriormente, secretário de Estado do Vaticano.
Muitos historiadores têm acusado Pio XII de nunca ter falado a favor dos judeus e alguns chegam a classifica-lo como “o Papa de Hitler”.
Dois dias depois da abertura dos arquivos, a agência Zenit adianta o conteúdo de uma carta, datada de 4 de Abril de 1933, onde o então Secretário de Estado do Vaticano dá ordens precisas ao núncio apostólico em Berlim para que exija ao governo nacional socialista que não persiga os judeus.
O valor desta descoberta está, sobretudo, em permitir adivinhar o teor do material agora disponível para a investigação.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia