paroquias.org
 

Notícias






Enviado de João Paulo II pediu ao Iraque maior compromisso pela paz
2003-02-17 21:12:59

O enviado especial de João Paulo II ao Iraque considerou muito positiva a sua missão diplomática no Iraque e manifestou esperanças numa solução pacífica.
O Cardeal Roger Etchegaray declarou estar confiante que “a grave tempestade se afaste” e assinalou que Saddam Hussein recebeu com agrado a carta pessoal que o Papa lhe enviou.


O encontro entre Etchegaray e Hussein teve lugar no passado sábado, 15 de Fevereiro, e serviu para obter garantias de paz.
"O meu encontro com o presidente Saddam Hussein teve uma discussão em torno de questões concretas", declarou o cardeal Etchegaray à imprensa. "Tratou-se de ver tudo o que pode ser feito para garantir a paz, restabelecendo um clima de confiança que permita ao Iraque de reencontrar o seu lugar" no seio da comunidade internacional, referiu.
O enviado especial do Papa garantiu ainda ter pedido uma maior colaboração, mas esclareceu que essa virtude “vale para todos, mesmo para os EUA”.
O encontro teve lugar no dia seguinte a uma audiência do Papa João Paulo II concedida ao vice-primeiro-ministro iraquiano Tarek Aziz.
Chegado terça-feira à noite ao Iraque para uma missão de paz, o Cardeal Etchegaray encontrou-se quarta-feira com Aziz e o vice- presidente Taha Yassine Ramadan.
O Vaticano enviou Etchegaray para uma mediação de última hora para evitar a guerra contra o Iraque, que sempre mereceu a oposição de João Paulo II, preocupado com a o agravar das tensões entre o Ocidente e o mundo árabe.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia