Fátima Vai Ter Caminho Só para Peões Entre Santuário e Local de Aparições
2003-02-16 22:18:04

A Câmara de Ourém garantiu, no plano de pormenor de Fátima, a construção de uma via pedonal entre o santuário e a zona verde dos Valinhos, local apontado para a ocorrência de uma das aparições.

Segundo o presidente da autarquia, David Catarino, o documento, que está já em vigor, proíbe a construção num corredor entre o santuário e os Valinhos. Para atravessar a Avenida João XXIII, a autarquia pretende construir uma passagem aérea, permitindo a instalação de uma via sacra entre os dois locais.

Os Valinhos são um dos locais mais visitados pelos peregrinos que vão a Fátima, e é enquadrado por um amplo espaço verde que autarquia e santuário pretendem preservar.

"É fundamental manter esta ligação natural", considera David Catarino, salientando que a natureza tem de ser uma das "imagens de marca" da cidade-santuário.

O reitor do santuário, Luciano Guerra, manifesta-se interessado na concretização do projecto, admitindo a construção de uma grande via sacra para cativar mais peregrinos para aquele espaço.

Os planos de pormenor e de urbanização de Fátima prevêem já os locais onde irá ser o centro do futuro município, que deverá ser discutido no Parlamento ainda este ano.

Enquanto na zona da Cova da Iria será privilegiado o uso religioso, na zona de Fátima (a norte do santuário) a Câmara de Ourém quer construir o novo edifício dos Paços do Concelho e outras instituições públicas, bem como um centro desportivo. Este centro desportivo ficará situado em Eira da Pedra e vai contar com dois campos de futebol, um pavilhão gimnodesportivo, piscinas e vários "courts" de ténis. De acordo com David Catarino, a aquisição dos terrenos foi um processo muito moroso, envolvendo 69 proprietários particulares, e custou cerca de um milhão de euros."Desta forma, garantimos a distinção entre a Fátima religiosa e a Fátima laica", explica o autarca.

Um dos autores do plano de pormenor, Paulo Correia, revelou que a Avenida João XXIII, que funciona como circular à cidade e acesso à A1, será alargada nalguns pontos, de modo a garantir duas faixas de rodagem em cada sentido, isoladas por um separador central. Na Avenida D. José Alves Correia da Silva, que atravessa a cidade, será construído um túnel na zona de implantação da nova Igreja da Santíssima Trindade e os passeios serão alargados, para maior comodidade dos peões.

Fonte Público