Movimento "new age" é um novo "gnosticismo"
2003-02-03 23:20:24

O retrato que emerge do documento da Santa Sé “Jesus Cristo, portador da água viva. Uma reflexão cristã sobre o “new age”, é o de um movimento igual ao “gnosticismo”, cujo fascínio desafia a Igreja a atacar o “narcisismo espiritual” com uma apresentação profunda da mensagem cristã.

O texto elaborado pelo Conselho Pontifício para a Cultura e o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso foi apresentado hoje, 3 de Fevereiro, e pretende ser um convite à compreensão desta corrente de cultura, para um diálogo autêntico com ela, mas também um guia para discernir os pontos desta espiritualidade que contrastam com o cristianismo.
Da leitura deste documento surge a certeza de que “new age” e catolicismo não são iguais, uma diferenciação importante num mundo em que as pessoas flutuam constantemente entre certezas e incertezas nas suas convicções religiosas.
“O new age é muito atraente porque muito do que oferece satisfaz aspirações que não encontram espaço nas instituições oficiais”, pode-se ler no documento, “com o objectivo de celebrar a sacralização de si próprio”.
Os Dicastérios encarregados da elaboração do texto avisam que não se deve menosprezar o fascínio exercido por este movimento e explicam que a Igreja não deve ser estranha aos anseios das pessoas, pelo que individuaram alguns fenómenos ligados a este movimento que “reflectem uma visão cristão de Deus, da pessoa humana e do mundo”.
O new age e as suas comunidades cibernaúticas são, para a Santa Sé, “um fenómeno global, sustentado com a informação dos meios de comunicação social” que tem uma das suas maiores forças no facto de não requerer nenhuma forma de pertença: “o domínio da internet é um espaço onde as relações humanas podem ser muito impessoais, ou interpessoais apenas num sentido muito limitado”.