Grande produção literária em torno das aparições de Fátima
2003-01-29 17:12:10

No passado sábado, dia 25 de Janeiro, pelas 12h00, foi apresentado em conferência de imprensa, no Centro de Comunicação Social do Santuário de Fátima, o 1.º tomo do III volume da Documentação Crítica de Fátima, com o subtítulo “Das Aparições ao Processo Canónico (1917-1918).”

O Pe. Carlos Azevedo, vice-reitor da Universidade Católica e presidente da Comissão Científica que dirige a "Documentação Crítica", afirma em declarações à Agência Ecclesia que “a pretensão da publicação destas obras é dar uma base histórico-científica à investigação”, evitando assim ter pretensões apologéticas.
Esta obra contém inúmeros registos da imprensa da época, fotografias, estampas e pagelas da época das aparições, num total de 376 documentos; a maior parte (246) são artigos e notícias saídos em publicações periódicas - entre os quais estão as célebres reportagens do jornalista Avelino de Almeida para "O Século" e para a revista "Ilustração Portuguesa". Também as fotografias de Judah Bento Ruah, que registaram a multidão que assistiu ao "milagre do sol" do dia 13 de Outubro aparecem aqui registadas e anotadas. Para além dos artigos de jornal, este volume de documentos recolhe ainda 70 cartas e bilhetes postais, um folheto, 27 fotografias e documentos iconográficos, um interrogatório, três apontamentos, 13 documentos oficiais e 15 testemunhos ou depoimentos.
A recolha deste material resulta “de um trabalho imenso, de muitas décadas passadas em arquivos e bibliotecas”, lembra o Pe. Carlos Azevedo, e congrega material de todas as proveniências, sendo que o maior número são artigos contra Fátima: “os mais religiosos estavam na expectativa, à espera de uma posição dos Bispos. Foi a acção dos jornais anit-clericais que despertou a curiosidade das pessoas e as levou a Fátima”, acrescentou.
Com este volume, ficam publicados todos os documentos existentes sobre Fátima, relativos a 1917 e 1918. Os interrogatórios feitos aos três videntes (Lúcia, Jacinta e Francisco), em 1917-18, e os documentos do processo de averiguação diocesano estão publicados nos dois anteriores volumes. O segundo tomo deste terceiro volume reunirá a documentação que vai de Maio de 1918 até Maio de 1922, quando foi iniciado o processo canónico

Novos projectos da Comissão Científica
O Pe. Carlos Azevedo deu ainda a conhecer os novos projectos da Comissão Científica à qual preside.
Assim, são esperados mais dois volumes desta colecção, que compilarão toda a documentação sobre Fátima, publicada até 1930 (data do reconhecimento de autenticidade das aparições pelo Bispo de Leiria). Segundo o vice-reitor da UCP “a verdade histórica de Fátima é a grande razão da existência desta obra.”
Espera-se ainda a publicação de uma obra a que se dará o título de «Fatimae Monumenta Historica» e que consiste no elenco de todos os documentos que se conhecem sobre Fátima, que já chegam a 5000, “o que tornará possível um maior número de estudos histórico-críticos”, realça.

Novo Congresso sobre Fátima
O Presidente da Comissão científica do Congresso Internacional de Fátima, Pe. Jacinto de Farias, anunciou que as actas do Congresso de Fátima sobre o Sacrifício, em 2001, (um volume de 700 páginas) serão publicadas em breve, pois a sua impressão já está a decorrer. À Agência ECCLESIA garantiu que “este acontecimento é uma marca na reflexão sobre Fátima”.
Anunciada foi também a realização de um novo congresso, em Outubro deste ano, que será subordinado ao tema “Santuários – lugares de experiências do sagrado”. A escolha do tema deriva do facto de Fátima ser “um lugar privilegiado de experiência do sagrado”, que, como todos os santuários, “representa muito na experiência religiosa das pessoas”. Fica assim aberta a hipótese de este assunto ser tratado a nível inter-religioso, com a presença de outras tradições e religiões, dada a dimensão planetária do Santuário, para um encontro de partilha da visão do futuro neste espaço privilegiado de diálogo e paz: “estes actos são altamente simbólicos e demonstram um sentido de convergência”, concluiu o Pe. Jacinto de Farias.

Simpósio sobre o cónego José Galamba de Oliveira
O Santuário de Fátima está a preparar a realização de um simpósio sobre o cónego José Galamba de Oliveira, uma personalidade cujo trabalho em prol da divulgação da mensagem de Fátima é considerado muito relevante. Luciano Cristino, responsável pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, explicou em conferência de imprensa que o simpósio está previsto para os dias 26 e 27 de Setembro de 2003, ano em que se comemora o centenário do nascimento do sacerdote.
O cónego Galamba nasceu em Fevereiro de 1903, na freguesia do Olival, Ourém, falecendo em 1984. "A sua vida inteira dedicou-a ao serviço da Igreja, estando presente do escutismo, na acção social e na acção católica, entre outras", revelou Luciano Cristino, lembrando que o cónego presenciou a penúltima aparição de Nossa Senhora a Francisco, Jacinta e Lúcia, corria o mês de Setembro de 1917, no momento em que frequentava o seminário.