Novo Bispo Auxiliar de Lisboa é hoje apresentado
2003-01-22 22:07:23

D. Manuel Felício foi nomeado Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa a 21 de Outubro do ano passado, juntando-se aos Bispos Auxiliares D. José Alves, D. Manuel Clemente e D. Tomaz da Silva Nunes. O "reforço" dos Bispos no Patriarcado de Lisboa está relacionado com a necessidade de D. Tomaz da Silva Nunes passar a dedicar-se quase a tempo inteiro ao cargo de secretário da Conferência Episcopal Portuguesa.

Aos 55 anos de idade, D. Manuel Felício deixa a diocese de Viseu, onde foi seminarista, professor e membro do presbitério. Como Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Manuel da Rocha Felício terá a seu cargo, a nível territorial, as vigararias do Oeste da diocese, que incluem Alcobaça-Nazaré, Cadaval-Bombarral, Caldas das Rainha-Óbidos, Lourinhã-Peniche, Mafra e Torres Vedras.
Na área da acção pastoral, irá acompanhar os departamentos do sector "Evangelização e Comunidade" e, nos movimentos laicais, a Acção Católica Rural, a Acção Católica Meios Independentes, as Equipas Jovens de Nossa Senhora, a Juventude Operária Católica, a Juventude Agrária Rural Católica, o Movimento de Trabalhadores Cristãos, Movimento Católico de Estudantes, o Movimento de Educadores Católicos e o Movimento Encontros Jovens Shalom.
O dia 22 de Janeiro é o da Solenidade de São Vicente, Diácono, padroeiro principal do Patriarcado, e na cerimónia litúrgica participarão como convidados tradicionais o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e respectiva vereação.