paroquias.org
 

Notícias






A tradição já não é o que era...

Calções e alças dos jovens quebraram o protocolo
2000-08-20 12:31:50

O rígido protocolo do Vaticano sucumbiu ontem perante a "invasão" da Basílica de São Pedro por centenas de milhares de jovens que, vestindo calções, obrigaram as autoridades católicas a deixar de lado as severas normas dominantes.

No âmbito do Jubileu, o Vaticano celebra esta semana as XV Jornadas Mundiais da Juventude, tendo sido obrigado a abandonar a obrigatoriedade de os visitantes dos templos usarem "vestuário decente" ou cumprirem os rígidos horários habituais.

Desta forma, foi permitido às centenas de milhares de jovens atravessarem a Porta Santa da Basílica: os rapazes vestidos com calções e as raparigas com camisolas de alças, carregando mochilas e empunhando bandeiras nas mãos.

Devido às normas do Vaticano, os responsáveis pela segurança do recinto não permitem habitualmente que os visitantes entrem com as pernas, o torso ou os braços descobertos. No entanto, perante a invasão dos Papa boys - como lhes tem chamado a imprensa italiana -, que se apresentam sem "vestuário adequado", segundo as autoridades católicas, os vigilantes começaram a distribuir vestimentas em papel, mas em poucas horas as reservas do material findaram e as entradas passaram a ser autorizadas sem restrições.

Face a uma avalanche de 300 mil jovens que estão a visitar diariamente a Basílica de São Pedro, as autoridades religiosas também decidiram ampliar os horários para atravessar a Porta Santa, que se abriu às sete horas para encerrar às 23 horas.

Os dois milhões de jovens peregrinos concentram-se em Tor Vergata, a sudoeste de Roma, para assistir à vigília presidida pelo Papa João Paulo II, a que se seguiu um espectáculo de dança e cânticos.

Até ao fim da manhã de ontem, cerca de uma centena de jovens já tinha passado pelo hospital de campanha, situado junto à enorme tenda-altar e à esplanada que lhe serve de apoio. A maioria das queixas estava relacionada com naúseas e desidratação, mas os médicos trataram também alguns entorses e fracturas.

Como os jovens se deslocam a pé, a polícia italiana foi obrigada a interditar o trânsito durante vários quilómetros, em diversos itinerários, medida que provocou grandes engarrafamentos na cidade.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia