Perder e encontrar a fé
2003-01-18 20:08:44

“Jesus Cristo, hoje: entre a suspeita e o encontro” foi o ponto de partida para os testemunhos de Jorge Leitão Ramos e Patrícia Reis que “tiveram percursos opostos na caminhada cristã” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. José Manuel Pereira de Almeida, da paróquia de Santa Isabel.

Um encontro, integrado num ciclo de três, promovido pela Paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, dia 16 de Janeiro, e subordinado ao tema “Agarrar o tempo e inventar os modos”.
Se Jorge Leitão Ramos “é um não católico mas que tem uma experiência de Igreja até certa altura”, Patrícia Reis fez o percurso inverso porque “teve uma educação de ignorância religiosa e só recebeu o Baptismo na Páscoa passada”. Caminhos opostos que proporcionaram “um debate vivo” e “uma procura desafiante de Jesus Cristo” – refere o Pe. José Manuel Pereira de Almeida.

Encontros que levaram aos desencontros porque, conforme explica o pároco de Santa Isabel, “a geração de sessenta viveu um período de ebulição. Desde as experiências ao Marxismo às crises de fé”.

O próximo encontro será no dia 23 de Janeiro e abordará “A expressão estética e a busca de Deus” com José Bénard da Costa e o Pe. Tolentino Mendonça.