A metodologia CPM e o acolhimento aos noivos
2001-01-19 00:06:55

Vai decorrer em Fátima, no dia 20 de Janeiro de 2001, nos espaços do Salão Bom Pastor do Edifício Paulo VI, promovida pela Equipa Nacional e destinada aos elementos da Associação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio.

Estão inscritas cerca de 350 pessoas, Casais e Assistentes, provindos das Dioceses de: Algarve, Angra do Heroísmo, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O tema de formação “A METODOLOGIA CPM” e “O ACOLHIMENTO AOS NOIVOS NAS PARÓQUIAS POR CASAIS CPM” foi uma das sugestões das estruturas Diocesanas, que resultou num número de adesões que é o maior de sempre neste tipo de actividade.

Pensamos que é a expressão evidente de um desejo de actualização por parte dos Casais e Assistentes quanto ao método CPM, denunciando, cumulativamente, a preocupação de um maior crescimento em casal, em termos humanos e cristãos, e de prestar um melhor serviço aos noivos na sua preparação para o matrimónio.

“O Acolhimento aos noivos” é um serviço, que não sendo específico do CPM, cabe dentro da sua área de acção pastoral e já funciona numa ou noutra paróquia. A CPM-PORTUGAL considera-o uma acção extremamente benéfica por tratar-se de mais um gesto de acolhimento que aproxima, faz a ponte e beneficia a Igreja que somos.

Não porque esteja em causa o acolhimento prestado pelos sacerdotes, mas porque é enorme o deserto que a maior parte dos jovens atravessam hoje, entre os 12 ou 15 anos, altura em que deixam de frequentar e os 28 ou 30 anos, em que casam.

O acolhimento nas paróquias pelos casais CPM ajuda a esbater a separação de tantos anos, entre uma frequência, quantas vezes inconsciente e de rotina e uma juventude, quem sabe, anticlerical ou antieclesial, e o pedido de casamento na Igreja.

Este acolhimento, porque feito por casais, está, naturalmente, mais próximo dos noivos, pela condição, pela inserção social, factores que geram a aproximação e preparam para o encontro com o Pároco.
Além disso é um momento excelente para uma proposta de preparação para o matrimónio, apresentada por casais dispostos a ajudá-los a preparar um lar feliz.

Sabe-se, por experiência, que os noivos que passam pelo acolhimento são muito mais receptivos e participantes nas sessões de preparação.

São monitores desta Sessão de Formação casais CPM, especializados nestes assuntos – Maria do Sameiro e José Maria Amorim, Casal Presidente da Diocese de Braga e Isabel e Moisés Cruz, Casal Vice-Presidente para a Formação da Diocese do Porto.

HORÁRIO-PROGRAMA

09.00 - Acolhimento no Centro Pastoral Paulo VI e distribuição das pastas
10.00 - Oração, saudação, breves informações, apresentação dos casais formadores
10.15 - Formação – Metodologia CPM “I”