Bispos de Portugal e Espanha reunidos no Sameiro
2003-01-09 21:08:33

Vários responsáveis da Igreja de Portugal e de Espanha estão a debater, em Braga, o tema da transmissão da fé numa sociedade cada vez mais secularizada.

No encontro, que decorre entre 7 e 9 de Janeiro no Centro Apostólico do Sameiro, participam os responsáveis pela Comissão Episcopal portuguesa do Clero, Seminários e Vocações e da Comissão espanhola dos Seminários e Universidades.
O Secretário da Comissão portuguesa, Pe. Álvaro Mancilha, refere que estes encontros são “habituais e informais, constando sobretudo de troca de experiências”. Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Mancilha explicou que estes dias servirão para reflectir sobre “a arte de transmitir a fé, hoje”, baseando-se no n.º 19 da Carta Apostólica de João Paulo II para o terceiro milénio do cristianismo (“Novo millennio ineunte”), analisando e constatando as insuficiências na evangelização e na iniciação cristã. A existência de comunidades cristãs mais conscientes da sua fé e, por isso, mais comprometidas é de uma importância notável para a Pastoral das Vocações, explica o nosso entrevistado: “a acção evangelizadora da Igreja é a fonte de todas as vocações”.
O trabalho desenvolvido até hoje, 8 de Janeiro, visou “as insuficiências da nossa evangelização, na pastoral familiar e também na catequese paroquial.” As falhas neste campo “acaba por repercutir-se na falta de vocações”, garante o secretário da Comissão Episcopal portuguesa para as vocações. A análise, porém, “não é pessimista nem derrotista, porque olhamos a realidade como uma força transformadora”.
A manhã de hoje, em particular, serviu para reflectir sobre a questão da formação para o sacerdócio e a da “Fé do Padre”, para se tentar definir “que cristianismo se está a transmitir” nas Igrejas da península ibérica, confrontadas com o processo da secularização.
A Comissão Episcopal portuguesa do Clero, Seminários e Vocações é, até 2005, presidida por D. Gilberto Canavarro dos Reis, Bispo de Setúbal; presidida por D. Julián Barrio Barrio, Arcebispo de Santiago de Compostela, a Comissão Episcopal espanhola dos Seminários e Universidades é constituída por mais sete Bispos.