Epifania, Dia da Infância Missionária
2003-01-05 14:34:06

No dia da Epifania, 5 de Janeiro, a Igreja celebra também o Dia da Infância Missionária, uma das quatro Obras Missionárias Pontifícias.

Como “estamos em ambiente natalício e pretendemos valorizar a acção missionária das crianças”, no sentido de despertar nelas progressivamente “esta consciência missionária universal, celebramos este dia na Epifania do Senhor” – disse à Agência ECCLESIA, D. Manuel Neto Quintas, Presidente da Comissão Episcopal das Missões.

Com esta Obra “pretendemos acima de tudo ajudar os educadores, que por sua vez ajudarão as crianças para esta realidade missionária”. Sempre que são estimuladas e apoiadas na realização de uma “série de iniciativas em favor doutras crianças mais necessitadas somos surpreendidos pelo seu altruísmo e generosidade”. Daí que “envolvidos por esta ambiente natalício” tem todo o sentido a “celebração deste dia, na Epifania do Senhor” – refere D. Manuel Neto Quintas.
As crianças, “sendo preparadas pelos país, educadores e catequistas, são muito sensíveis à problemática da pobreza”. São pequenos “mas conseguem concretizar iniciativas”. Mas para que estes objectivos sejam cada vez mais frutuosos, o Presidente da Comissão Episcopal das Missões aconselha mesmo os pais e educadores “a prepará-las logo no Advento, para que o Dia da Infância Missionária seja o culminar desta caminhada”.
A dimensão da universalidade “deve ser incutida na criança”. Um olhar além fronteiras porque só assim conseguem “libertaram-se e, quem sabe, descobrirem a sua vocação missionária”. Apesar das dificuldades e carências estarem “muitas vezes à nossa porta” a vertente «Ad Gentes» da Igreja “é extremamente importante”.

Dia da Infância Missionária que “muitas vezes passa despercebido e esquecido”. Para que, no futuro, a vivência seja maior, D. Manuel Neto Quintas afirma que é necessário mobilizar “os directores diocesanos das Obras Missionárias Pontifícias e, a partir deles, chegar aos grupos e movimentos que estão ligados à Catequese”.