Papa vai publicar livros de poemas
2003-01-03 12:20:20

João Paulo II publicará seu primeiro trabalho de poesia desde que se tornou papa em 1978 - um livro de reflexões sobre a religião que será lançado em sua ex-diocese na Polónia, informaram funcionários da Igreja Católica polaca no Vaticano nesta segunda-feira.

Ainda não foi marcada uma data para a publicação do trabalho - inicialmente em polaco, depois em outros idiomas -, disse o sacerdote Pawel Ptasznik, um assessor papal e funcionário da secção polaca da Secretaria de Estado do Vaticano, em declarações a uma Agência de notícias da Polónia.

Sob o nome de Karol Wojtyla, o Papa publicou poemas, peças de teatro e ensaios filosóficos enquanto actuava como sacerdote, bispo e depois cardeal em Cracóvia antes de ser eleito para dirigir a Igreja Católica.
O papa "deseja que a primeira edição do novo livro seja publicada em Cracóvia, como todos seus trabalhos anteriores", disse Ptasznik, qualificando o livro como "uma meditação poética e religiosa, que o Papa deseja expressar de forma poética".