paroquias.org
 

Notícias






Papa Centra Homilia nos Valores da Família Cristã
2002-12-30 21:18:45

Três dias após o anúncio do nascimento do primeiro bebé clonado, e sem mencionar o assunto, o Papa João Paulo II louvou ontem, durante a cerimónia do Angelus, os fundamentos da "família cristã", como fonte de "valores e ensinamentos indispensáveis à sociedade humana".

"A liturgia convida-nos a contemplar a santa família de Nazaré, modelo admirável de virtudes humanas e sobrenaturais para todas as famílias cristãs. Meditem sobre o mistério desta singular família de onde podemos tirar, hoje mais do que nunca, os valores e os ensinamentos indispensáveis para dotar de bases sólidas e estáveis a sociedade humana", disse João Paulo II perante milhares de fieis reunidos na Praça de São Pedro.

O Papa centrou a sua intervenção na protecção da "santa família de Nazaré", a família de Jesus, nas "famílias do mundo inteiro, especialmente as afectadas pelo sofrimento e que se encontram em dificuldade", bem como nas quartas Jornadas Mundiais da Família que se realizarão de 22 a 26 de Janeiro em Manila, nas Filipinas. Esta forte tomada de posição a favor da família cristã, habitual por João Paulo II, ocorreu somente três dias depois do anúncio do nascimento do primeiro bebé clonado, sendo o Vaticano tradicionalmente contra qualquer tipo de clonagem, mesmo terapêutica que tenha fins de reprodução.

No sábado, o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro Vals, tinha já declarado que "o anúncio, sem qualquer elemento de prova, motivou o cepticismo e a condenação moral de uma grande parte da comunidade científica internacional".

"Mas o anúncio em si é já a expressão de uma mentalidade brutal, privada de qualquer consideração ética e humana", acrescentou.

Ainda hoje, o Papa católico pediu que no seio das famílias cristãs reine "o amor, a concórdia e a serenidade". O Sumo Pontífice Católico Romano recordou que os pais têm "obrigações irrenunciáveis para com os seus filhos e a sociedade" e que deles se espera que ofereçam "um verdadeiro e eficaz testemunho evangélico". O Papa, de 82 anos, instou as famílias a educarem os filhos com amor, seguindo o exemplo da família de Jesus. João Paulo II disse que imediatamente a seguir ao Natal os pensamentos dos católicos devem virar-se para Maria, José e Jesus.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia