paroquias.org
 

Notícias






Trabalho de Revisão da Concordata já está concluído
2002-12-21 20:23:18

O Arcebispo Alfio Rapisarda, o novo Núncio Apostólico de Portugal, visitou hoje, 19 de Dezembro, as instalações da Conferência Episcopal Portuguesa e revelou à Agência ECCLESIA os seus objectivos próximos no desempenho da sua missão no nosso país.

Agência ECCLESIA - Que expectativas tem para o seu trabalho em Portugal?
D. Alfio Rapisarda – Espero que a minha presença e a actividade que possa desenvolver aqui possa ter um retorno útil para a Igreja e para o país.

AE – O seu trabalho tem sido desenvolvido, sobretudo, em países em vias de desenvolvimento (Honduras, Brasil, Líbano, Zaire). Que diferenças espera encontrar em Portugal?
AR – Eu venho para um país do primeiro mundo, não há dúvida. Estive num país muito próximo, que é o Brasil, muito querido para Portugal, que também é lá muito apreciado, e estou feliz por chegar à “Pátria-mãe”.

AE – Que dossiers ocuparão o seu trabalho mais próximo?
AR -. Por enquanto estou em “lua-de-mel”, mas espero começar quanto antes, porque acabo de chegar. Estou passando estes dias a visitar várias autoridades e as pessoas do corpo diplomático, para melhor conhecer o ambiente de Lisboa e o da nunciatura.

AE – A assinatura de uma nova concordata entre a Santa Sé e Portugal é, porventura, o principal trabalho que irá tomar em mãos. Como espera que se conclua este documento?
AR – A revisão da concordata está, de facto, na fase conclusiva, o trabalho das comissões já está concluído e esperamos ver quando e como se pode proceder à cerimónia de ratificação desta revisão.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia