Os cristãos de Belém somos todos nós
2002-12-21 20:34:57

A comunidade internacional tem vindo a ser confrontada, nos últimos dias, com os apelos oriundos da cidade de Belém, para que se respeite o estatuto internacional dos Lugares Santos e se permita aos cristãos celebrar o Natal com a dignidade devida.

Os cristãos de Belém queixam-se de agressões constantes aos seus direitos, sentindo-se como “animais numa jaula”.
O responsável pela Custódia da Terra Santa em Portugal, Frei António Pereira Silva, irá deslocar-se a Belém no próximo Sábado, 21 de Dezembro, para oferece “apoio material e conforto espiritual aos irmãos da Terra Santa”. Numa comitiva que conta com a presença de espanhóis e portugueses, Frei António leva consigo cerca de 10.000 Euros, resultantes da campanha “Ajuda a Belém”, para gentes “com grandes necessidades e em situação desumana, que não conseguimos sequer imaginar”. Além da parte material, é importante o conforto espiritual para pessoas que “sentem saudades do contacto com os peregrinos”.
A dor exprimida por João Paulo II e outros representantes da Igreja por verem Belém “ameaçada pela violência e pelo terror” a tão poucos dias do Natal é partilhada por este responsável franciscano: “os cristãos da Terra Santa representam-nos a todos nós, que acreditamos em Jesus. A terra onde vivem é de todos, não é exclusivo de este ou daquele!”. Assim sendo, não se consegue perceber “porque é que as autoridades internacionais não exigem o respeito pelas leis que regem os Lugares Santos”.
Um dos últimos desenvolvimentos na Terra Santa relaciona-se com a não renovação dos vistos a Padres e seminaristas árabes, sobretudo da Jordânia, cujo território faz parte do Patriarcado de Jerusalém. Num comunicado publicado ontem, 17 de Dezembro, o Patriarcado em questão lamenta que “estas acções dificultem a actividade pastoral da Igreja, porque colocam em risco a existência do seminário”. A mensagem classifica de “injustificadas e inaceitáveis” estas medidas contra a liberdade religiosa na Terra Santa.