Pároco do concelho de Poiares foi alvo de homenagem
2002-12-18 22:31:31

O Pároco de Vila Nova de Poiares foi alvo de sentida homenagem, no passado Domingo, por parte dos paroquianos das quatro Paróquias que constituem o concelho.

Homem da serra, nascido numa aldeia do concelho da Pampilhosa da Serra, no dia 21 de Dezembro de 1942, depois de feitos os estudos primários, ingressou no Seminário Menor da Figueira da Foz, onde fez os estudos liceais, transitando depois para o Seminário Maior de Coimbra. Concluídos os estudos filosóficos e teológicos, foi ordenado sacerdote no Santuário de Fátima, no dia 15 de Agosto de 1967, pelo então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.
Por nomeação do Arcebispo-Bispo de Coimbra, D. Ernesto Sena de Oliveira, foi nomeado pároco das freguesias do Colmeal e de Cepos e, passados cinco anos, regressou à cidade dos estudantes para exercer as funções de prefeito, professor e ecónomo do Seminário Maior onde fora aluno.
Com 34 anos de idade e por nomeação de D. João Alves, ao tempo Bispo de Coimbra, tomou posse das paróquias de Arrifana (Santa Maria) e Poiares (Santo André), no dia 11 de Dezembro de 1977, vindo algum tempo depois a assumir a paroquialidade de São Miguel de Poiares e de Lavegadas (São José). Passou também, desde logo, a exercer as funções de Capelão da Irmandade de N.ª Sr.ª das Necessidades e de professor da disciplina de E.M.R.C. na Escola Dr. Daniel de Matos, de Vila Nova de Poiares.
Actualmente, além de pároco do concelho e capelão da Irmandade, é ainda membro do Conselho de Consultores, do Conselho Económico Diocesano e secretário da direcção da Casa Diocesana do Clero.
O Jubileu dos 25 anos de paroquialidade foi assinalado com a celebração da Eucaristia, pelas 16 horas, a que se seguiu um lanche num restaurante do concelho. Paroquianos, familiares e amigos estiveram presentes na celebração, que foi presidida pelo homenageado e concelebrada pelo Cón. Sertório Martins, em representação do Bispo de Coimbra, e mais quatro sacerdotes.
Na homilia, o P.e Sertório Martins não poupou elogios ao homenageado, de quem foi condiscípulo, sublinhando tratar-se de alguém "exigente consigo mesmo e com os outros, que admite que se falhe, mas não aceita mediocridade" e que se tem dedicado "de alma e coração às tarefas que o seu Bispo lhe tem confiado". Não ignorando a existência de alguns defeitos, próprios de todo o ser humano, o Cón. Sertório Martins considerou que o "P.e Anselmo é um sacerdote aberto, comunicativo, atento às pessoas e aos acontecimentos", sendo difícil "contabilizar o bem que aqui tem feito ao longo destes 25 anos".
No final da celebração, as Comunidades Paroquiais do concelho ofereceram ao seu Pároco, como sinal de gratidão, uma imagem de Nossa Senhora e o Provedor da Irmandade ofereceu, em nome da Instituição, o seu mais alto galardão, a Medalha de Ouro. O P.e Anselmo Gaspar foi ainda presenteado pela Filarmónica F. Poiarense, no decurso do seu almoço de Natal, e pela Junta de Freguesia de Lavegadas, no final da Eucaristia que decorreu na Igreja Matriz de Vila Nova de Poiares.
Visivelmente emocionado, o Pároco de Poiares agradeceu a presença de todos e não esqueceu a colaboração dada por todos os cristãos mais empenhados nas tarefas eclesiais, deixando no final algumas interpelações que considerou deverem ser feitas após 25 anos de acção pastoral.