Padre formaliza relação homossexual
2002-12-14 10:03:56

Um padre espanhol, ex-capelão militar com funções suspensas desde 2001, transformou-se no primeiro sacerdote a formalizar a sua relação homossexual. No documento, reconhecido notarialmente em Sevilha, o casal subscreve que decidiu levar a cabo a sua união "até ao ponto de poder assemelhar-se a um matrimónio civil".

De acordo com o contrato, ambos comprometem-se a serem fiéis, "tal como qualquer casal legal" e velar pelos interesses da união, "assim como ao resto das obrigações e direitos inerentes aos matrimónios
civis". Não quero manter a hipocrisia de ter oculta uma coisa evidente", justificou o ex-capelão. José Antonio Gómez Sánchez não é o primeiro padre a admitir publicamente as suas tendências sexuais, depois de outro espanhol, José Montero, um sacerdote de Valverdel Caminho (Huelva), ter assumido a sua homosexualidade na capa da revista "Zero". Gómez Sánchez mantém a sua condição de sacerdote, mas está impedido, pelo bispo da sua diocese, de celebrar missa, desde 16 de Março de 2001.

Fonte JN