Papa Aceita Demissão do Arcebispo de Boston
2002-12-14 09:42:12

O Papa João Paulo II aceitou ontem o pedido de demissão do arcebispo de Boston, cardeal Bernard Law, acusado de ter encoberto durante vários anos, juntamente com outros líderes da Igreja, o escândalo de abusos sexuais a crianças cometidos por padres católicos, nos EUA.

"A todos aqueles que sofreram com as minhas falhas e erros, eu peço desculpa e suplico o seu perdão", afirmou Bernard Law, depois de ter apresentado a sua resignação ao Sumo Pontífice, num encontro ontem realizado no Vaticano. "Por favor, não me afastem das vossas preces", acrescentou.

O escândalo sexual no seio da Igreja norte-americana rebentou em Janeiro, quando a investigação do caso do padre John Geoghan, acusado de molestar mais de 130 crianças ao longo de 30 anos e condenado a 10 anos de prisão, revelou que o arcebispo de Boston tinha conhecimento do seu comportamento, mas decidiu apenas transferi-lo de paróquia em paróquia, sem tomar quaisquer outras providências. Quatro meses depois destas revelações, Bernard Law pediu a demissão, mas o Papa rejeitou o pedido.

O procurador do Ministério Público do estado de Massachusetts, Tom Reilly, acusou a arquidiocese de pôr em risco inúmeras crianças, ao encobrir, durante décadas, os crimes de pedofilia cometidos por alguns padres. Na quinta-feira, Reilly admitiu, pela primeira vez, ter mesmo chegado a convocar o júri de acusação, no último Verão, para estudar a possibilidade de levantar uma queixa criminal contra líderes da Igreja pela forma cúmplice como geriram o caso.

450 processos judiciais

Nos últimos meses, foram movidos cerca de 450 processos judiciais por abusos sexuais contra padres da arquidiocese de Boston e todas a vozes se levantaram, mesmo dentro da própria Igreja Católica, pedindo a demissão de Bernard Law. No início desta semana, 58 padres da região assinaram uma carta pedindo a saída do cardeal, depois de terem sido revelados documentos em que, para além dos crimes de pedofilia, eram descritas relações de adultério e uso de drogas por parte de membros do clero de Boston, mais uma vez com o conhecimento dos altos responsáveis da Igreja.

A crescente revolta da população tornou impossível a manutenção de Law à frente dos destinos da arquidiocese, que comandava desde 1984. Ontem, o Sumo Pontífice aceitou o pedido de resignação que lhe foi entregue em mãos pelo cardeal e decidiu nomear Richard Gerard Lennon, actualmente bispo auxiliar de Boston, para administrador apostólico especial que irá governar a arquidiocese, até que seja nomeado um novo sucessor. Com 71 anos, Bernard Law deixou, assim, de ser o arcebispo de Boston, mas mantém o título de cardeal e, até completar 80 anos, poderá ser eleito para a assembleia de cardeais, destinada a eleger um novo Papa, depois da morte de João Paulo II.

Fonte Público