Belém 2002: Mensagens de Natal pela Paz e pela Justiça

Bruxelas/Viena/
25 de Novembro de 2002

Caros amigos,

Pelo terceiro ano consecutivo, para todos os povos da Terra Santa, as celebrações de Natal terão lugar num clima de medo. Este clima de medo resulta da violência contínua de ambos os lados – ocupação, bombas suicidas e operações militares – uma violência que causa grandes sofrimentos às populações locais e reduz drasticamente qualquer perspectiva de uma solução justa e pacífica para o conflito.

A Pax Christi Internacional, o “International Fellowship of Reconciliation” (IFOR) e “Igreja e Paz” apoiam uma iniciativa dos nossos parceiros em Belém – o Instituto de Educação Árabe (AEI), o Centro para a Reconcicliação e Resolução de Conflitos (CCRR) e o Centro Wi’am – convidando todos os seus membros a enviar por e-mail mensagens e orações de paz.

Apesar das duras e difíceis condições resultantes do isolamento e ocupação, Belém, lugar do nascimento de Jesus Cristo, continua a ser, antes de tudo e principalmente, uma cidade de paz. Enviar uma mensagem ou uma oração por e-mail é uma forma importante de comunicar com as muitas pessoas que esperam ouvir uma palavra de esperança. Pode também ajudar a ultrapassar o desespero que sente a população local, desespero que se sente ainda mais agora do que em anos anteriores.

As mensagens e orações serão distribuidas aos nossos parceiros e, algumas delas, lidas logo a seguir ao Natal durante uma marcha não-violenta pela justiça e pela paz na região, a realizar em Belém.

Todas as pessoas, organizações membros e parceiros estão convidados a enviar mensagens e orações de Natal por e-mail aos nossos parceiros em Belém. Por favor, façam-no antes de 25 de Dezembro. O inglês é a língua preferencial, mas os não anglófonos podem enviar mensagens e orações na sua própria língua. Todas as mensagens deverão ser enviadas para christmas-message@paxchristi.net. Algumas destas mensagens serão enviadas directamente para Belém e, ao mesmo tempo, colocadas no website da Pax Christi Internacional (www.paxchristi.net).

Durante o mesmo período, as secções nacionais e parceiros do IFOR e da Pax Christi Internacional e os membros de Igreja e Paz, bem como os amigos, são convidados a organizar momentos de oração e/ou vigilias de paz a nível nacional, regional ou local. As mensagens e orações enviadas para Belém podem ser incorporadas nestes momentos ou vigílias. Em anexo encontram-se algumas sugestões de oração e acção.

Por favor passem esta mensagem por e-mail ao maior número de pessoas possível.

Com os melhores cumprimentos,

Etienne De Jonghe
Secretário Internacional

Dr. Hildegarde Goss-Mayr