paroquias.org
 

Notícias






Religião e solidariedade surpreendem estudantes
2002-12-10 19:56:44

A FIL acolhe a partir de hoje, dia 10 de Dezembro, e até o próximo dia 14, o “fórum estudante 2002”, uma iniciativa que congrega inúmeras instituições de ensino, superior e não-superior, além de outras instituições viradas para os jovens, sejam elas lúdicas ou de voluntariado.

O pavilhão número 4 da FIL conheceu uma grande agitação logo desde o primeiro minuto desta iniciativa: uma pequena multidão de estudantes entrava, nervosa, agitada, ainda algo perdida. Fica-se desde logo a saber que, aqui, o ensino não é secundário. Os jovens procuram “saídas profissionais, descobrir faculdades, mais conhecimento sobre os cursos universitários”. E a verdade é que bem depressa as duas mãos eram poucas para os sacos que carregavam os papéis, o passaporte para o sonho do futuro.

Um pequeno mundo de surpresas
Começando a percorrer os corredores e inúmeros stands, qualquer pessoa sente que há ali muita vontade de surpreender e chamar a atenção. Uma das surpresas maiores acontece quando os estudantes se apercebem que nem tudo ali tem a ver com a faculdade, nem com emprego ou dinheiro: no meio de tantas opções Deus estava presente.
Uma carrinha convida a “descobrir o segredo”. Montado estava um conjunto de espelhos que guardavam o mistério: uma acção promocional dos Jesuítas. “Estamos aqui para dar a conhecer a Companhia de Jesus como uma possibilidade para a vida, no meio de uma feira onde os estudantes estão à procura de encontrarem uma opção credível para o seu futuro.” E se o objectivo era criar uma grande interrogação, “Porque não?”, a agência ECCLESIA pode confirmar que a grande maioria dos jovens se afastavam da carrinha ainda a discutir o tal “segredo”.
Lado a lado com esta carrinha estava outro jogo de espelhos. A manhã das Escravas do Sagrado Coração de Jesus foi algo atribulada, com pequenos pormenores ainda por acertar quando a multidão de estudantes começou a circular pela feira. Afinada toda a montagem, a verdade é que o jogo de movimentos e imagens foi chamando a atenção de várias pessoas, para conhecerem “o curso da Vida Consagrada”. O objectivo fundamental desta presença é “dar a conhecer uma hipótese de vida que normalmente ninguém refere”, desmistificando a ideia negativa que possa haver da Vida Consagrada.
OS Leigos para o Desenvolvimento, a Oikos, o Movimento ao Serviço da Vida, a Associação Portuguesa dos Amigos de Raul Follerau e algumas outras instituições davam vida à secção da feira destinada à solidariedade. Como ponto em comum a necessidade de alertar os estudantes para a realidade do apoio ao desenvolvimento, “lembrando que há outras coisas além do mercado de trabalho”. A jovem Susana não esconde que vinha “só para saber por causa das faculdades, mas agora que estou a ver fiquei a gostar, porque gostava de poder participar num projectos destes, para poder ajudar os outros.”
A impressão desta primeira manhã é que este espaço, embora esteja “a remar contra a maré”, os jovens se mostram interessados em saber como funcionam as iniciativas de voluntariado em África e que dificuldades e estímulos se encontram.

Promover a Educação Moral Religiosa Católica
O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) apresenta todo o seu material didáctico, livros, material multimédia e desdobráveis informativos. Ao longo dos quatro dias serão distribuídos "panfletos que contêm as finalidades e objectivos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)".
Rui Farinha, do stand do SNEC, refere que o objectivo é o de promover o Secretariado perante a juventude, “porque temos a consciência de que é algo muito pouco conhecido”. Embora a manhã de hoje se tenha mostrado pouco movimentada, a experiência mostra que “é sobretudo com os alunos de EMRC que podemos contar, porque passam com os seus professores, procuram esclarecer as suas dúvidas e consultar o material.”
O intuito de divulgar a existência e o valor da EMRC, neste espaço, encontra algumas dificuldades, “muito por causa dos objectivos que aqui trazem os estudantes, que é o de definirem o seu futuro”. Rui Farinha acrescenta que “há a consciência de que esta é uma matéria complicada, em termos de dinamização da juventude para a nossa causa, mas tentámos mostrar, com quatro pessoas jovens a dinamizarem este espaço, o gosto que há em ter uma Fé e praticá-la. Para isso funcionam a boa disposição e a animação do espírito jovem.”

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia