Santa Sé angustiada com restrições à liberdade religiosa
2002-12-09 22:18:33

O Secretário da Santa Sé para as relações com os Estados, D. Jean Louis Tauran denunciou que em alguns países “cresce o perigo do monopólio de algumas religiões sobre outras.” Esta acusação foi apresentada na reunião do X Conselho Ministerial da OSCE, que decorreu no Porto entre 6 e 7 de Dezembro.

D. Tauran assinalou que, no ano em curso, “as condições para o exercício da liberdade religiosa deterioraram-se de forma alarmante.” Numa alusão à situação na Rússia e Bielorússia, o representante da Santa Sé referiu que “em alguns países aqui representados têm sido adoptadas leis restritivas em matéria de liberdade religiosa. Responsáveis de comunidades crentes, entre os quais um Bispo católico, foram expulsos dos locais onde exerciam o seu apostolado.” A crítica a estas atitudes abordou também a “falta de conhecimento do papel do fenómeno religioso na sociedade civil”, bem como “ a discriminação dos crentes.”
Reconhecendo que, por motivos históricos, é normal que uma confissão seja maioritária em determinado países e “certos direitos e privilégios lhe sejam reconhecidos”, D. Tauran não deixa de criticar que isso aconteça “em detrimento das liberdades fundamentais das outras confissões.” A Igreja Católica recusa que qualquer Igreja “reivindique o monopólio da vida religiosa num território nacional e reclame o apoio do estado para melhor se assegurar disso.”
Nesse sentido, foi louvado o esforço da OSCE para “formar um espaço de liberdade, justiça e estabilidade” que a Santa Sé “não deixa de acompanhar e encorajar.”