A peregrinação como caminho espiritual
2002-12-06 23:30:33

Durante dois dias, 2 e 3 de Dezembro, em Fátima a Associação Portuguesa de Organizadores e Animadores de Peregrinações (APOAP) realizou o seu encontro nacional para reflectir sobre “A peregrinação, espaço de evangelização e catequização para o nosso tempo”. Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Leonel Oliveira, presidente da APOAP afirmou que “actualmente as pessoas peregrinam mais a título privado e menos de forma organizada”.

O numero de peregrinos “é o mesmo ou talvez com uma ligeira subida” mas devido aos “problemas económicos a nível nacional e as questões de segurança a nível internacional” afectaram “este caminho espiritual” – disse o Pe. Leonel Oliveira.

Em Portugal, o Santuário de Fátima continua a ser aquele que “recebe mais peregrinos” apesar dos Santuários do Sameiro, Bom Jesus, S. Bento da Porta Aberta e de Vila Viçosa também “serem locais de destino do turismo religioso”. Estes templos religiosos têm uma desvantagem em relação a Fátima porque “a sua mensagem não é tão específica”.

Neste encontro da APOAP, associação que tem algumas centenas de sócios, colocou-se em destaque a preparação da peregrinação. Esta “deve ser uma caminho espiritual que leva à conversão”. E adianta: “peregrinação não é a mesma coisa de excursão”. Para além do conhecimento e da partilha de culturas, a peregrinação tem de ter “uma vertente espiritual”. Por isso é conveniente uma “preparação prévia” e um guia turístico que seja “um actor vivencial desta caminhada”. Aos presentes foi também pedida uma máxima: “o lucro pelo lucro não tem sentido numa peregrinação” – concluiu o Pe. Leonel Oliveira .