Diocese promove solidariedade através de Banco Alimentar
2001-01-14 14:13:16

300 mil cartas foram enviadas pelo correio na Península de Setúbal com um remetente comum, o Banco Alimentar desta região, para pedir ajuda.

A carta visa pedir ajuda monetária ou em disponibilidade, mas é também uma forma de dar a conhecer este novo Banco Alimentar que trabalha na região abrangida pela Diocese de Setúbal. Para quem recebeu a carta é simples, há um envelope de devolução gratuita, onde pode enviar o donativo para o Banco Alimentar, como explicou à Renascença o Padre Pedro Quintela, da direção. Para quem não recebeu, mas quer contribuir, pode obter mais informações pelo telefone operacional 91 900 39 59, através do qual poderá receber mais esclarecimentos. Qualquer que seja o donativo é deduzível no IR. Também são precisos voluntários para fazer a coleta e distribuição para as mais de 100 instituições que chegam a cerca de dez mil famílias carentes. A adesão tem sido grande - na campanha de Dezembro tiveram a ajuda de 400 voluntários, em sua maioria jovens - mas como disse o Padre Quintela, mas há sempre lugar para mais. Ao longo do ano, contam com a colaboração regular, semanal ou diária, de cerca de 40 a 50 pessoas, homens e mulheres, jovens e adultos. Afinal estas instituições vivem sempre da solidariedade dos muitos voluntários que dispensam um pouco do seu tempo em prol de uma causa maior.