SHEMAH: Momentos de oração um pouco por toda a Diocese
2002-12-06 23:04:51

No dia 22 de Novembro teve lugar na cripta do Seminário o primeiro momento de oração para jovens denominado de SHEMAH (palavra hebraica que é uma interpelação a escutar, a estar atento). Esta actividade partiu do simbolismo da água corrente, a nossa vida como um rio.

O rio que é cada jovem e como todos nós somos a pequena gota de um rio. Este rio que se enamora de uma lua cheia que é o próprio Jesus. Todos foram convidados a questiona-se sobre o que quer Deus da sua vida. A vida como uma vocação. Qual o Sonho de Deus sobre mim. Como o fluir do rio cada um é convidado e dar-se e a amar. Formas diversas de viver um amor não possessivo: matrimónio, vida consagrada, ministério sacerdotal. O grande rio da vocação. No fim houve oportunidade uns bolos acompanhados de chá, sumo ou café. Estiveram presentes cerca de 60 pessoas. o próximo Shemah será no dia 27 de dezembro. Respeitando a caminhada lançada para os grupos da diocese deste ano e, num espírito de Natal, em véspera da Sagrada Família, terá a Família como tema.

Em Minde

Os jovens de Minde e do Covão do Coelho preparam e celebraram um momento de oração que teve lugar no passado dia 28 no Centro Pastoral de Minde. Este momento celebrativo e de reflexão andou em torno do texto da Samaritana a quem Jesus pede água. Todos os jovens tiveram oportunidade de partilhar o que animava o seu íntimo. A terminar a oração todos tiveram a oportunidade de receber uma palavra que os interpelava a viver mais em profundidade o que tinham rezado e aprofundado. Depois da celebração houve tempo para um lanche preparado por algumas senhoras da comunidade local. Estiveram presentes cerca de 12 jovens. Para início de uma actividade já é promissor. Fica o desafio de no Shemah de Dezembro, no dia 26, estarem presentes mais elementos daquela paróquia e mesmo das restantes paróquias da vigararia de Porto de Mós.

Na Bajouca

Também a vigararia de Monte Real teve o seu momento de oração Shemah. Foi na passada sexta-feira, dia 29 na Bajouca, como acontecerá ao longo de todos este ano pastoral. Nesta oração procurou-se introduzir o espírito do Advento com o tema: “Encontrar O Emanuel.” Estiveram presentes cerca de 35 pessoas.

Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Diocese de
Leiria-Fátima