Fotobiografia do Cardeal Cerejeira já está nas livrarias
2002-12-01 09:06:40

Uma fotobiografia do Cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira, acompanhada por textos do actual Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, foi colocada à venda pela Editorial Notícias, no dia 28 de Novembro.

O volume, com um notável tratamento gráfico, acompanha o percurso da vida de “uma das figuras mais marcantes do século XX português”, como é dito na introdução. Este percurso é abordado em cinco capítulos, intitulados “O homem”, “o homem da cultura”, “o pastor”, “Igreja, Estado e Sociedade” e “o Bispo emérito”.
O texto escrito por D. José apresenta um “protagonista de acontecimentos marcantes e decisivos”, “líder espiritual e intelectual de uma nova geração”, mostrando as linhas de força do seu pontificado enquanto procura atenuar algumas das ideia pré-concebidas a respeito da relação com Oliveira Salazar e o Estado Novo, porque o reconhecimento de que “o novo regime favorece a realização da missão da Igreja” nunca impediu o Cardeal Cerejeira de “enfrentar o Governo quando os valores da liberdade e dignidade da Igreja são postos em questão”. Não deixa de ser evidente, porém, que o capítulo “Igreja, Estado e Sociedade” irá provocar o maior interesse e as reacções mais variadas.

Este trabalho será apresentado ao público no dia 12 de Dezembro, pelas 18h30, no Patriarcado de Lisboa.