paroquias.org
 

Notícias






Igreja e toxicodependência em livro
2002-12-03 20:45:31

O livro “Droga e Toxicodependência. Desafio de uma intervenção global”, da autoria do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, tem o seu lançamento marcado para hoje, 28 de Novembro, com apresentação do Pe. Feytor Pinto, autor do prefácio da edição portuguesa, e o Pe. Agostinho França, director editorial da Paulus Editora.

A cerimónia irá decorrer no Centro Paulo VI, em Fátima, durante o XVI Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, e serve para apresentar um trabalho começado em 1997, quando João Paulo II confiou ao referido Conselho Pontifício a tarefa de abordar o problema da droga no mundo. O Pe. Feytor Pinto fez parte do grupo final de 5 dos 21 técnicos que estiveram a trabalhar neste volume , preparando o material para a redacção do manual, a cargo do Pe.Tony Anatrella, professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina de Paris.
Segundo o Pe. Feytor Pinto, a intervenção global a que o título português faz referência, passa pelo apoio “ao trabalho de prevenção, à terapia e à reinserção social”. O livro agora apresentado dá orientações para o trabalho em prevenção , terapia e reinserção, sempre com as coordenadas cristãs, das quais se destacam “a justiça e o amor”.
O Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde considera este livro “um manual que oferece indicações para ajudar no trabalho pastoral.” Neste sentido, ganha importância o conceito de “prevenção como educação para o significado dos valores que fazem da vida algo digno de ser vivido.”

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia