EMRC - 60 professores leccionam a disciplina no Algarve
2002-11-25 21:28:01

A diocese do Algarve conta neste ano lectivo com 60 professores a leccionar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) nas escolas algarvias, divididos pelo primeiro, segundo e terceiro ciclo do ensino básico (5º ao 9º ano) e secundário (do 10º ao 12º).

Em declarações à FOLHA DO DOMINGO, os responsáveis pelo Secretariado do Ensino da Igreja nas Escolas, referiram que, à excepção do primeiro ciclo onde a situação é mais complicada, no segundo e terceiro ciclo e secundário “existem professores a leccionar a aula de EMRC em todas as escolas do Algarve”.
Se no ensino secundário e segundo e terceiro ciclo do ensino básico a recondução dos professores processou-se com toda a naturalidade, já no primeiro ciclo este início de ano sofreu grandes contrariedades, após a publicação do decreto-lei 2009/2002, de 17 de Outubro último, que colocou a disciplina fora das 25 horas da carga horária semanal, ficando então a sua leccionação à mercê de “boas vontades”.
Destas seis dezenas de educadores algarvios, pouco mais de um terço (23) ministram aulas aos três ciclos do ensino básico, enquanto 15 juntam aos alunos do segundo e terceiro ciclo, os do secundário. Destes 15 só cinco professores leccionam a aula apenas ao secundário. A maior parte dos professores (38) leccionam unicamente ao segundo e terceiro ciclo.
No total de professores de EMRC no Algarve, para além dos nove sacerdotes, de um diácono e de seis religiosas, a maior presença nas escolas pertence aos leigos que são 44.
No Algarve os que obtiveram efectivação são apenas 16, enquanto os restantes são por norma anualmente reconduzidos pela diocese.
No passado ano lectivo, frequentaram a aula de EMRC no segundo e terceiro ciclo do ensino básico, 9739 alunos dos 22738 que se matricularam nas escolas algarvias, o correspondente a cerca de 44 por cento. Esta percentagem sofreu uma quebra quando comparativamente analisamos os dados do ensino secundário. Dos 11034 alunos que se matricularam em 2001/2002 nas escolas do Algarve, do 10º ao 12º ano, apenas 1124 escolheram ter a disciplina de EMRC, o que representa cerca de 10 por cento.