paroquias.org
 

Notícias






"Eis o que é a fé."

"Não Sereis Instrumentos de Violência"
2000-08-20 12:26:59

Estava previsto um milhão e meio mas os jovens que pernoitaram em Tor Vergata, nos arredores de Roma, atingiram os dois milhões. E foi perante esta multidão que o Papa elencou as missões da juventude, no novo milénio - rejeitar a violência, defender a paz e construir um mundo novo.

À megaperegrinação de jovens, que se deslocou a Roma no âmbito da Jornada Mundial da Juventude que hoje termina, João Paulo II deu ainda uma lição de fé. "Eis o que é a fé", explicou. "É a resposta racional e livre do homem a palavra de Deus vivo". Por isso qualificou esta Jornada de Roma como um "laboratório de fé" onde cada qual pode "examinar as dificuldades que sente e experimentar inclusive a tentação da incredulidade". O Sumo Pontífice admitiu que, neste ano 2000, possam surgir dúvidas sobre a existência de Deus, sobre a criação divina do mundo, sobre a morte e ressurreição de Cristo mas, acrescentou, as respostas impõem-se "à medida que as pessoas fazem a experiência da presença de Cristo". Afirmando que acreditar em Cristo representa, nestes dias, "quase um novo martírio" o Papa diz, a este propósito, pensar "nos namorados e como lhes é difícil viverem a pureza antes do matrimónio". "Penso nos casais jovens e nas provas a que estão submetidos no seu compromisso de mútua fidelidade; (...) penso em quem luta por fazer amar e respeitar a vida humana e assiste a frequentes atentados contra o respeito que lhes é devido".

Nesta mensagem, o Sumo Pontífice atribui um significado à presença destes dois milhões de jovens na Cidade Eterna. "Hoje encontrai-vos aqui reunidos para afirmar que novo século não vos prestareis a ser instrumentos de violência e de destruição" como aconteceu com "os jovens do século que agora morre". "Defendereis a paz à custa da vida se necessário" e "defendereis a vida em todas as etapas da sua evolução terrena", instou.

Carlos Picassinos, em Roma

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia