Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa destaca família, clero e rosário
2002-11-21 22:22:46

O Congresso Nacional da Família, a Assembleia Jubilar do Clero e a Carta Apostólica do Papa sobre o Rosário foram os temas que ocuparam os membros do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa.

Numa reunião a que presidiu o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, os participantes foram desafiados a fazer uma reflexão pastoral criativa, tendo D. José salientado alguns pontos que deverão merecer especial atenção por parte da Diocese em geral e dos padres em particular: a formação permanente do clero, o ritmo a que tem caminhado a implementação das unidades pastorais e as características que devem marcar todo e qualquer serviço na Igreja do Patriarcado de Lisboa, ou seja “discrição, qualidade e oferta permanente.”
Do exposto, salienta-se a análise da família: a crise que a atravessa, os seus direitos nem sempre respeitados e os valores cristãos ignorados ou substituídos por outros de cariz predominantemente materialista.
Outro grande destaque foi dado à necessidade de revalorizar a recitação do Rosário e há já algumas propostas concretas: "que na introdução de cada mistério do Terço se leia a passagem bíblica correspondente. Em vez de se fazerem grandes explicações, ouça-se simplesmente o texto bíblico, percebendo que é a palavra de Deus.”