Semanas Bíblicas mobilizam mais de meio milhar de pessoas no Porto
2002-11-20 22:02:12

O Secretariado regional do Movimento de Dinamização Bíblica está a organizar duas semanas bíblicas, nas Paroquias de Caxinas e Amial, no Distrito do Porto.

Este movimento, orientado pelos frades Capuchinhos, oferece um programa de reflexão na linha do que foi feito na 25ª Semana Bíblica Nacional, em Fátima. Com dinamismos e programas muito similares, os núcleos regionais aproveitam, segundo Frei Acílio Mendes, OFMcap., da qualidade de uma “temática actualíssima”, que se apresenta sob o título geral de “A Bíblia e a vida... ontem e hoje”.
O director deste movimento referiu que a IX Semana Bíblica do Porto, a decorrer de 18 a 22 de Novembro na paróquia do Amial, está a congregar perto de 200 pessoas e exigiu, este ano, “o exercício de um pouco mais de militância, já que nos anos anteriores as pessoas de Caxinas se juntavam a esta iniciativa.” A I Semana Bíblica de Caxinas é, portanto, uma consequência natural da afluência das pessoas desta paróquia aos encontros anteriores no Porto, embora a paróquia pertença à Arquidiocese de Braga. Ocupando duas horas diárias de 18 a 23 de Novembro, esta Semana está a reunir, segundo Frei Acílio, mais de 400 pessoas.
O programa destas semanas inclui conferências do próprio Frei Acílio Mendes, do Bispo de Viseu, D. António Monteiro, e da presidente da Amnistia Internacional, Dr.ª Teresa Nogueira, entre outros.