paroquias.org
 

Notícias






O presépio está de regresso à cidade
2002-11-19 21:54:24

A iniciativa "Presépio na Cidade" está de volta a Lisboa. De 1 a 29 de Dezembro o Natal vai passar pela Alameda D. Afonso Henriques. Pelo terceiro ano consecutivo a estrutura de Clara Meneres e uma tenda servem de palco a uma iniciativa de leigos católicos que pretende revitalizar na cidade o espirito de Natal. O objectivo é transformar o Presépio na Cidade "num lugar onde a pessoa pode parar e participar na dinâmica do Natal", afirmou ao Ecclesia Sofia Guedes, Responsável pelo Projecto.

É um projecto feito por voluntários e visa dinamizar toda a diocese de Lisboa. O lema é "Presépio de Porta em Porta" e pretende levar às casas de Lisboa um presépio feito com qualquer material. Para tal, os organizadores pedem a colaboração de todos. Todos estão convidados a dar e a construir presépios, bem como, a participar na sua distribuição.
A tenda, situada, junto à Av. Almirantes Reis, será um espaço aberto de acolhimento e animação. Fugindo à dinâmica do consumo que caracteriza esta época "nesta tenda nada se venda e nada se compra apenas se dá" afirma Sofia Guedes.
A tenda estará aberta de 3ª a 6ª Feira das 12h às 17h e nos Sábados e Domingo das 15 às 19h. Encerra nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro. "Por aqui vai passar muita animação" garante Sofia Guedes, e todos estão convidados a participar nessa animação. Basta ter um pequeno talento para a música , para a poesia, para a dança etc. 4 equipas, os chamados "amigos do presépio" garantem a coordenação da animação.
À semelhança dos outros anos também este ano haverá uma celebração para a Benção dos voluntários. Será no dia 1 de Dezembro. No dia 20 irá realizar-se a Benção das grávidas e seus bebés , no dia 22 a Benção do Menino Jesus e no dia 29 a Procissão de Envio.
Após dois anos de realização do Projecto "Presépio na Cidade" em Lisboa, a organização foi convidada a participar no Congresso Internacional para a nova evangelização a realizar-se nos próximos 4 anos em 4 cidades da Europa: Viena, Bruxelas, Paris e Lisboa. "É uma espécie de teste de como é possível evangelizar uma cidade" acrescentou Sofia Guedes. A capital portuguesa receberá esta iniciativa em 2005.
Com esta aceitação, este ano o Presépio na Cidade estará também em Cascais na Av. dos Combatentes da Grande Guerra.

Para mais informações há sempre o site do Projecto: www. presepio-na-cidade.org que poderá consultar a partir do próximo dia 22, ou através do e-mail: info@presepio-na-cidade.org

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia