O diálogo ecuménico continua na ordem do dia
2002-11-18 19:37:29

A Igreja Católica continua empenhada no caminho para a unidade plena com a Igreja Luterana, assegurou João Paulo II no passado Sábado, 16 de Novembro, ao receber uma delegação da Diocese luterana de Nidaros, na Noruega, por ocasião da festa do patrono deste país, Santo Olavo.

“Temos a intenção de promover o caminho da reconciliação. A Declaração conjunta sobre a Doutrina da Justificação, assinada pela Federação Luterana Mundial e a Igreja Católica abre caminho para um testemunho comum mais intenso”, reconheceu o Papa, para em seguida confirmar que “estamos ligados pela unidade plena e visível, que é o objectivo final do nosso diálogo.”
Recorde-se que o Papa visitou a Noruega em 1989, num gesto que ajudou a desenvolver o diálogo ecuménico entre as Igrejas desse país.