«Estou aborrecido com a Santa Sé»
2002-11-17 10:40:42

D. XIMENES Belo está «descontente» com a Santa Sé, que decidiu não abrir uma Nunciatura (embaixada) em Timor-Leste, contrariando o que havia prometido antes da independência. D. Ximenes deixou claro ao EXPRESSO o seu «aborrecimento» perante a exigência do Vaticano de que os contactos diplomáticos do Governo de Díli e o relacionamento pastoral da Igreja timorense tenham de continuar a passar pela Nunciatura de Jacarta.

«O Governo já lamentou o facto de Timor estar a ser preterido. E, pela minha parte, preferia que fosse colocado em Díli um encarregado de negócios, já que o argumento apresentado pela Santa Sé é o de não dispor de pessoal diplomático». O lamento do prelado denuncia o clima de mal-estar que, desde há duas semanas, se criou entre Timor e o Vaticano, altura em que D. Ximenes e D. Basílio do Nascimento estiveram em Roma. Foi nessa altura que a Santa Sé deu a conhecer que «só estará disponível para aceitar a criação da nova diocese, em Manufai, dentro de dois ou três anos».

Fonte Expresso