paroquias.org
 

Notícias






Comunicado Final da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa
2002-11-14 22:42:50

1. De 11 a 14 de Novembro de 2002, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, reuniu-se a 151ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) com a participação dos Presidentes da Federação Nacional das Superioras Maiores dos Institutos Religiosos Femininos (FNIRF) e da Federação Nacional dos Institutos Seculares (FNIS).

Esteve também presente Mons. Leo Cushley, Encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica. O Presidente da Conferência Nacional dos Superiores Maiores dos Institutos Religiosos (CNIR) esteve ausente por motivo de doença.

Participou pela primeira vez D. Manuel da Rocha Felício, Bispo eleito Auxiliar de Lisboa, titular de Aquae Flaviae, a quem o Presidente felicitou.

2. O período inicial da primeira sessão contou com a presença dos órgãos de comunicação social e foi preenchido com o discurso de abertura do Presidente da CEP, D. José da Cruz Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa.

Reafirmou a comunhão episcopal com Sua Santidade o Papa João Paulo II e destacou três das temáticas a discutir na Assembleia Plenária: o trabalho no contexto da discussão do projecto de Código do Trabalho, a situação da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no 1º ciclo do ensino básico e a Pastoral Juvenil.

3. No período de informações e comunicações, o Presidente da CEP deu a conhecer uma carta do novo Núncio Apostólico, Mons. Alfio Rapisarda, dirigida à CEP. A Assembleia congratulou-se com o facto, reconheceu também o trabalho eficaz de Mons. Edoardo Rovida, Núncio cessante, ao serviço da Igreja em Portugal, e decidiu enviar-lhes uma saudação.

Os Presidentes das Comissões Episcopais informaram das principais actividades dos sectores que coordenam, de que se destacam: o trabalho junto dos migrantes; a visita a Angola (Outubro de 2002) do Presidente da Comissão de Acção Social e Caritativa e do Presidente da Caritas Portuguesa no âmbito da Campanha da CEP “Fome em Angola, Urgência de Caridade”; a participação de cerca de 500 jovens e de três Bispos portugueses na XVII Jornada Mundial em Toronto (Julho de 2002); a revisão dos catecismos da Infância e Adolescência; o programa da Comissão Episcopal das Missões para 2003-2006 sob o lema “Portugal, convoco-te para a missão!”.

4. Foram dados a conhecer os programas das seguintes iniciativas:

- Encontro de Responsáveis Diocesanos de Catequese de Adultos (Fátima, 23 de Novembro de 2002);

- XVI Encontro Nacional da Pastoral da Saúde sobre Ética e Vida (Fátima, 26-29 de Novembro de 2002);

- Encontro Nacional da Pastoral dos Ciganos (Fátima, 29 de Novembro – 1 de Dezembro de 2002);

- Reunião de Delegados Diocesanos do Apostolado Mar (Fátima, 9 de Dezembro de 2002);

- Encontro das Presidências das Conferências Episcopais dos Países Lusófonos (Cabo Verde, 14-17 de Janeiro de 2003);

- III Encontro do Apoio Social ao Imigrante (Fátima, 17-19 de Janeiro de 2003).

5. A Assembleia aprovou os seguintes documentos: Nota Pastoral “O trabalho na sociedade em transformação” e “Bases para a Pastoral Juvenil”, que nesta data se divulgam.

6. No seguimento das Jornadas Pastorais do Episcopado sobre “O Domingo e a prática dominical – Desafios pastorais”, realizadas em 18-19 de Junho de 2002, a Assembleia continuou a reflexão sobre a Pastoral do Domingo.

Salientou a necessidade de valorizar o Domingo como Dia do Senhor, melhorar a qualidade das celebrações litúrgicas e incentivar a prática dominical na iniciação cristã e demais etapas da formação.

7. A Assembleia apreciou os trabalhos do Congresso Nacional da Família “Família, faz-te ao largo”, realizado em Lisboa, e a Peregrinação Nacional das Famílias a Fátima (10-13 de Outubro de 2002), manifestando satisfação por estas iniciativas.

Encarregou a Comissão Episcopal da Família de garantir a sequência de trabalho, com o apoio de um grupo de reflexão, por forma a destacar as linhas de força presentes na documentação do Congresso, propôr formas de actuação em sintonia com os serviços diocesanos e os movimentos familiares, e promover uma rede de informação sobre iniciativas relevantes para a Pastoral da Família.

8. Procedeu-se às seguintes nomeações:

- Prof. Doutor Armando Sales Luís, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz;

- Prof. Eugénio José da Cruz Fonseca, Presidente da Caritas Portuguesa (recondução);

- P. Doutor José Manuel Pereira de Almeida (Patriarcado de Lisboa), Assistente da Comissão Nacional Justiça e Paz;

- P. Joaquim da Nazaré Domingos (Patriarcado de Lisboa e Ordinariato Castrense), Assistente Nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE);

- P. Alberto Augusto Teixeira Dias (Patriarcado de Lisboa), Assistente Nacional da Acção Católica dos Meios Independentes (ACI);

- P. Luciano da Silva Nogueira (Diocese de Coimbra), Assistente Nacional do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC).

9.A Assembleia aprovou os Estatutos da Associação Portuguesa dos Museus da Igreja Católica.

10. No sector da Pastoral das Vocações, a Assembleia decidiu constituir um grupo de trabalho com representantes das entidades diocesanas, da CNIR, FNIRF e FNIS, com vista à implementação de um Serviço Nacional das Vocações, pedindo à Comissão Episcopal do Clero, Vocações e Seminários a sua coordenação.

11. No sentido de informar a Assembleia sobre o andamento da Fundação de Solidariedade Social “Domus Fraternitas”, para a qual reverteu a renúncia quaresmal das Dioceses portuguesas no ano de 2000, esteve presente o representante da Província Portuguesa da Ordem Franciscana, responsável pelo projecto.

12. No respeitante à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no 1º ciclo do ensino básico, a Assembleia assumiu a posição do Presidente da CEP transmitida no discurso de abertura. Assim, rejeita que se coloque esta disciplina fora do tempo curricular e aguarda uma regulamentação do novo diploma que respeite a vontade dos pais e encarregados de educação e salvaguarde as condições para a sua leccionação.

A Assembleia tomou conhecimento de um processo de reacção dos pais e encarregados de educação, reconheceu o direito que lhes assiste a manifestarem-se e espera que encontrem os meios adaptados para fazer ouvir a sua voz.

13. A Assembleia debruçou-se sobre a recente Carta Apostólica O Rosário da Virgem Maria de João Paulo II, em ordem a encontrar caminhos de resposta das Dioceses de Portugal e constituiu um grupo de trabalho para elaborar propostas concretas.

14. Tendo tomado conhecimento do sequestro de D. Jorge Jimenez, Arcebispo de Zipaquira e Presidente da Conferência Episcopal Latino-Americana (CELAM), e do P. Desiderio Orjuela, a Assembleia manifesta-se solidária com os sequestrados e com a Igreja da Colômbia e da América Latina, e repudia todas as formas de violência que atingem o mundo actual.

15. Por fim, a Assembleia aprovou o orçamento do Secretariado Geral da CEP para 2003.

Fátima, 14 de Novembro de 2002

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia