paroquias.org
 

Notícias






Papa alerta para «terrível dimensão» do terrorismo
2002-11-14 22:40:20

Na primeira visita de um Papa ao parlamento italiano desde a instauração da República, João Paulo II alertou para a «terrível dimensão» do terrorismo internacional.

As religiões cristã, muçulmana e judaica foram implicadas «de uma forma totalmente deformada» nos últimos atentados terroristas, afirmou João Paulo II, esta quinta-feira, ao dirigir-se aos deputados e senadores do parlamento italiano.

No total, 800 pessoas (incluindo os convidados) estiveram reunidos no hemiciclo da Câmara de deputados para ouvir o Papa, que foi calorosamente aplaudido à sua chegada.
O Sumo Pontífice aproveitou ainda para alertar a Itália e outros países «que têm a sua raiz histórica na fé cristã» para o risco de se deixarem «aprisionar numa lógica de confrontos que não teriam solução», em alusão à eventual ofensiva militar contra Bagdad.

João Paulo II considera que «a periculosidade das actuais ameaças» não devem ser ignoradas. O próprio Vaticano é considerado um possível alvo do terrorismo internacional.
O Papa mostrou-se ainda a favor de uma integração dos princípios cristãos na futura constituição europeia.

«Nutro a esperança de que, graças também à Itália, não falte nas fundações da «casa comum» europeia o «cimento» da extraordinária herança religiosa, cultural e civil que fez a grandeza da Europa ao longo dos séculos», disse.

«Se queremos dar uma estabilidade duradoura a uma nova unidade europeia, é necessário velar para que ela se apoie em fundamentos éticos que foram outrora a base, deixando ao mesmo tempo espaço para as riquezas e diversidades das culturas e tradições que caracterizam as diferentes nações», acrescentou.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia