Santa Sé pede que em Fátima se reze pela paz
2002-11-14 22:25:44

O Santuário de Fátima recebeu, hoje, dia 13 de Novembro, a primeira peregrinação mensal do Ano do Rosário, proclamado pelo Papa João Paulo II no mês passado. Estavam presentes algumas centenas de pessoas, entre as quais os participantes no 55.º Congresso da ANDDP (Associação Nacional de Directores Diocesanos de Peregrinações de França), que decorre até ao próximo sábado, no Centro Pastoral Paulo VI.

A concelebração eucarística da peregrinação foi presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva e concelebrada por 120 presbíteros e 10 diáconos.
Após os ritos iniciais, o prelado comunicou à assembleia presente, que era portador de um documento, simbolicamente, enviado pelo Papa ao Santuário de Fátima.
D. Serafim referia-se a um original da Carta Apostólica «Rosarium Virginis Mariae», assinada pela mão do Sumo Pontífice e autenticada com o selo branco da Santa Sé.
Junto a este documento, estava uma carta da Secretaria de Estado do Vaticano, pedindo que em Fátima se reze o rosário pela fraternidade, pela paz e pela reconciliação dos povos do mundo inteiro.
Após a comunicação, o Bispo de Leiria-Fátima entregou estes documentos ao reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra.

No silêncio temos que repudiar e denunciar todos os atentados contra a paz

Na palavras que proferiu na homilia, D. Serafim manifestou a sua intenção de rezar pela Igreja e, de uma maneira especial, pela paz no mundo.
Lembrou a mensagem de Fátima, dizendo: «Nossa Senhora veio transmitir em Fátima, uma mensagem de paz, de conversão e de respeito pela humanidade. Por isso, Ela pede-nos para reflectir e, no silêncio, repudiar e denunciar todos os atentados contra a paz, como o conflito israelo-palestiniano e o rapto do Sua Excia Dom Jorge E. Jiménez, Bispo de Zipaquira e Presidente do CELAM, na Colômbia».
O prelado conclui a homilia apelando a que «todos os fiéis (padres e leigos) rezem, na Capelinha das Aparições, pela reconciliação dos povos para que, com Maria, se possa construir um mundo mais fraterno».

Santuário de Fátima – Reitoria
Centro de Comunicação Social