Raptado Presidente do Conselho Episcopal da América Latina
2002-11-12 21:30:33

Os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia raptaram Monsenhor Jorge Enrique Jimenez, Bispo de Zipaquira e Presidente do Conselho Episcopal da América Latina.

Segundo a agência Reuters, que cita uma fonte do exército colombiano, foram as FARC, que há 38 anos fazem uma guerra de guerrilha no país, a raptar o Bispo juntamente com o Pe. Desiderio Orjuels, de uma diocese próxima de Bogotá, na noite de 11 de Novembro.
O Exército colombiano está a proceder a buscas para encontrar os sequestradores do Arcebispo Jorge Enrique Jimenez,
O sinal de alarme foi dado pelo motorista do carro em que seguiam os dois religiosos e por um professor, que seguia na mesma viatura. Logo as autoridades se puseram em marcha e o comandante do Exército nacional anunciou uma recompensa de 100 milhões de pesos para quem dê informações sobre o paradeiro dos sequestrados.
Entretanto, o vice-presidente da Conferência Episcopal Colombiana, Monsenhor Augusto Castro, apelou aos raptores para que respeitem a vida dos religiosos e que os libertem o quanto antes.
Da mesma maneira, Evert Bustamante, autarca de Zipaquirá, exigiu o respeito pela integridade física de Monsenhor Jimenez, "porque se trata de um homem que está a contribuir para a recuperação da tranquilidade entre todos os colombianos".
O Arcebispo Jorge Enrique Jimenez Carvajal nasceu em 1942, tendo sido ordenado sacerdote em 1967, na Congregação de Jesus e Maria, fundada por S. João Eudes. De 1979 a 1988 foi o director do Instituto Teológico Pastoal da América Latina. Nomeado Bispo de Zipaquirá em 1992, rapidamente ganhou a admiração da Igreja local e do Vaticano, de tal modo que João Paulo II o nomeou para fazer parte do Conselho Pontifício para a Pastoral da saúde e para o Comité do Jubileu de 2000. Foi eleito presidente do Conselho Episcopal da América Latina em 1999, funções que se encontra a desempenhar até 2003.