Bispos estão descontentes com novo código laboral
2002-11-10 11:40:19

O bispo católico castrense, D.Januário Torgal Ferreira, está preocupado com a nova legislação laboral, preconizando um reforço do diálogo entre os parceiros sociais antes da aprovação do novo Código do Trabalho.
A posição do bispo das Forças Armadas é subscrita por outros pares da Conferência Episcopal portuguesa, que a terão transmitido à Lusa, sob a condição de anonimato.

Essa preocupação, extensiva a vários sectores da Igreja Católica, que referem a existência de uma crispação social crescente provocada pela revisão do Código do Trabalho, levou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) a agendar um debate sobre a matéria dura
nte a Assembleia Plenária, que decorrerá, em Fátima, entre amanhã e quinta- feira.
No entender de alguns bispos, a nova legislação deveria, antes do mais, consagrar a estabilidade profissional e laboral, e o fim destas garantias poderá lançar o país para uma crise social mais profunda.
Os bispos vão discutir, também, medidas para recuperar as vocações entre os jovens e revalorizar as celebrações dominicais, de modo a contrariar a diminuição dos seus participantes.

Celebrações sem padre
Ao longo dos cinco dias da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, bispos de todo o país reúnem-se com uma agenda de trabalhos muito extensa, na qual vai ser dado destaque à pastoral juvenil e às novas vocações, entre outros pontos.
Uma proposta para uma nota pastoral da Igreja sobre o Trabalho e a Pastoral do Domingo serão outros dos temas objecto de análise. No que diz respeito à diminuição das vocações, os bispos vão definir estratégias de actuação no sentido de cativar mais jovens
interessados em entrar no sacerdócio, embora não excluam o aumento de celebrações dominicais sem padres em algumas paróquias que não têm sacerdotes em número suficiente.

Fonte JN